Economia

Estúdios Rangel já fazem parte do programa municipal Porto de Tradição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Estudios_Rangel.JPG

DR

O Executivo aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, em reunião pública, a inclusão de mais um estabelecimento comercial no “Porto de Tradição” – os Estúdios Rangel –, passando a integrar o grupo de 108 associados no programa municipal.

Os Estúdios Rangel nasceram da persistência do seu fundador - Fernando Rangel -, que trabalhava na Rádio Renascença como operador da rádio. Foi aí que criou e desenvolveu o programa "Estúdio d'Ensaio”, enquanto sonhava com o seu próprio estúdio de gravação. Conseguiu concretizar o seu sonho quando, em 1965, fundou, juntamente com José Manuel Nunes Fortes, a firma Fortes & Rangel, Lda. Em 1969, a direção da firma passa para a responsabilidade exclusiva de Fernando Torres Rangel, que geriu a empresa até ao seu falecimento, em 2011.

É o estúdio mais antigo da cidade e distingue-se dos demais pelas condições acústicas, pelos conhecimentos técnicos e pela experiência, garantidos por Cláudia Rangel, filha do fundador. A atividade consiste na produção e pós-produção para diferentes fins - gravação, edição e mistura, serviços de locução, dobragem e gravação de áudio, masterização de áudio, jingles e spots publicitários, transcrição e restauro de gravações, sonoplastia e sound design (bandas sonoras e ambientes sonoros para televisão e cinema, teatro, dança e outros espetáculos), audiolivros, documentários, manuais escolares e material didático, entre outros.

Uma referência no meio artístico

Os Estúdios Rangel são uma referência no meio artístico, tendo passado ao longo da sua história nomes sonantes do panorama musical, tais como, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Jorge Palma, Mafalda Veiga, Trabalhadores do Comércio, Táxi, Pedro Abrunhosa, Blind Zero, Rui Veloso, Ornatos Violeta e Manel Cruz, Best Youth, José Cid, João Lóio, maestro Vítor Dias (Pequenos Cantores da Maia), Os Azeitonas, Tiago Nacarato, Salvador Sobral, Barbara Tinoco, Best Youth. Mais recentemente foi gravado o último trabalho do grupo Vozes da Rádio, no qual participaram artistas como Ivan Lins e MPB4.

Como é regra do programa, o estabelecimento passou por um processo de consulta pública, que culminou, agora, no seu reconhecimento efetivo pelo Porto de Tradição, dando sequência à proposta assinada pelo vereador das Atividades Económicas, Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

O Porto de Tradição enquadra-se na prioridade dada pelo Município à proteção dos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social da cidade do Porto.

Instituído em 2016, o programa de proteção passou, em 2019, a contar, adicionalmente, com um Fundo Municipal de Apoio para as lojas e entidades reconhecidas pela iniciativa. Este ano, o montante é superior a 370 mil euros, verba proveniente, exclusivamente, do orçamento da autarquia.