Educação

Estudantes mostraram ideias de negócio em mais uma edição da "Junior Market"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEUP) foi palco da Junior Market Porto, fase intermédia de competição do programa "A Empresa", da Junior Achievement Portugal (JAP), e que contou com o apoio do Município do Porto.

O vereador da Educação esteve presente no encerramento da iniciativa, destacando o facto de, este ano, "contar com 12 miniempresas de escolas públicas do município do Porto (Escola Secundária Filipa de Vilhena, Escola Básica e Secundária Clara de Resende e Escola Secundária Rodrigues de Freitas), o que demonstra o empenho e motivação de alunos e professores neste programa".

As "Junior Market" representam a fase de competição intermédia do programa "A Empresa". Contaram com a participação de 26 miniempresas, envolvendo 130 alunos do Ensino Secundário. Durante esta fase, as miniempresas apresentam as suas ideias de negócio em pitch e em formato de exposição (stand) perante um painel de jurados, em representação dos associados e parceiros da JAP.

As miniempresas apuradas passam à XVII Competição Nacional A Empresa, que acontece a 29 de maio, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, contando com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

DR_junior_achivement_2024_06.jpg

Miniempresas de escolas do Município do Porto apuradas:

[Re]Feel | Escola Secundária Filipa de Vilhena

A [RE]feel pretende combater o uso constante de embalagens de plástico de utilização única nos mercados. Para isso propõe a substituição de embalagens de plástico de uso único de champôs e detergentes por embalagens reutilizáveis e duráveis, reduzindo assim os impactos ambientais, diminuindo o desperdício e preservando o meio ambiente.

Política Júnior | Escola Secundária Rodrigues de Freitas

A "Política Júnior" consiste na promoção de um serviço com a implementação de uma disciplina denominada "Iniciação à Política". Esta terá um caráter bianual (11º e 12º ano) e será de cariz obrigatório. Os alunos serão avaliados por trabalhos, pela sua participação nas aulas e pela presença interventiva nas palestras dadas por deputados.

StepConnect | Escola Secundária Filipa de Vilhena

Sendo que andar descalço diariamente é pouco prático, perigoso e, acima de tudo, questionável, porque não mudar a realidade da indústria do calçado e trocar as solas de borracha artificial por solas de um material condutor e mais sustentável? A "StepConnect" vem assim propor a implementação desta tecnologia StepConnect (condutoras) em modelos novos de marcas já existentes.

Vital SecureTech | Escola Secundária Filipa de Vilhena

A "VitalSecure Tech" propõe uma pulseira digital com diversas funcionalidades, sendo a maioria e as mais importantes, do ramo médico: relógio, medidor de pressão arterial e de batimentos cardíacos, sensor de altura (distância do chão à pulseira), NFC para acesso à APP, áudio integrado suporte básico de vida, ligação com a central de emergência médica, GPS integrado, e ainda base de dados.

O programa "A Empresa" é reconhecido pela Comissão Europeia como uma "boa prática em educação para o empreendedorismo". Ao longo de um ano letivo, mais de seis mil alunos do Ensino Secundário, dos 18 distritos de Portugal, experimentam criar e gerir um projeto empreendedor focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o apoio dos seus professores e voluntários JAP.