Sociedade

Estudantes dos EUA conversam com Rui Moreira sobre Ciência Política e Relações Internacionais

  • Notícia

    Notícia

O antigo embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal Allan Katz e uma comitiva de professores e estudantes universitários americanos de Ciência Política e Relações Internacionais da "William Jewell College", no Missouri, foram recebidos nesta tarde pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, nos Paços do Concelho.

"Este é o quarto ano que vimos ao Porto. Penso que é importantes estes alunos verem que Portugal é muito mais que Lisboa, e que o Porto oferece perspetivas diferentes e diversas. Temos, ainda, tido o privilégio de o presidente ser muito amável e estar sempre disponível para receber os estudantes", começou por afirmar Allan Katz.

Durante a visita da comitiva norte-americana aos Paços do Concelho, Rui Moreira deu a conhecer aspetos importantes acerca da política, da sociedade e da cultura portuguesas, com especial relevo para a cidade do Porto, explicando que, como presidente de câmara eleito enquanto independente - facto inédito em Portugal e, também, um pouco por todo o mundo - a sua política tem por base três pilares, nomeadamente, a cultura, a coesão social e a economia.

"Os estudantes gostam muito do Porto. Chegaram apenas ontem, mas hoje tiveram uma visita guiada pela cidade e afirmaram que é uma cidade realmente bonita", adiantou o antigo embaixador dos EUA em Portugal.

"Antes de virem aqui ao Porto, os estudantes lêem um livro sobre a História de Portugal, e eu também converso um pouco com eles sobre o país, sobre como o Norte e o Sul de Portugal são tão diferentes, embora com traços comuns. Até aqui, têm-se mostrado muito satisfeitos com o que têm visto", concluiu Allan Katz.

Os alunos vão de toda a parte dos Estados Unidos da América para frequentarem quatro tipos de oferta e de programas diferentes. A Universidade do Missouri - Kansas City está a participar num programa de curta duração, que pode ir de uma até sete semanas, com foco numa temática de interesse do docente que organiza o programa, na área das artes, da economia, do empreendedorismo, em história e na literatura. Estes programas são denominados "Faculty-led programes" porque são os docentes daquela universidade que contactam a FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, apresentando o tema de interesse.

Uma das estudantes do grupo, Angelica, nascida no México mas a viver em Houston, afirma que "realmente adoro o Porto e penso que a cidade é ótima e muito bonita", explicando que "nos Estados Unidos, nunca temos oportunidade de ver edifícios antigos, são todos muito modernos, mas aqui têm uma mistura dos tempos antigos, como as muralhas romanas, e os edifícios mais modernos. Gosto muito da forma como mantêm a vossa cultura histórica". Com esse foco, "fizemos uma visita guiada e visitámos a Catedral e a Reitoria da Universidade do Porto. Não conseguimos entrar na Livraria Lello (a fila era enorme), mas vimos muitos edifícios e azulejos - não sei se estou a pronunciar da forma correta?!", acrescenta Angelica.

Já o Henry vem do Missouri, um estado da região do Midwest, e partilha que aquilo que mais o surpreendeu do Porto foi a hospitalidade, "porque de onde eu venho temos de perguntar se a pessoa não se importa de nos ajudar, temos de pedir a sua permissão. Mas, aqui, as pessoas ajudam-se abertamente, com delicadeza e amabilidade, e isso é muito agradável de verificar e, de algum modo, único para mim".

Além disso, "os edifícios são lindos! E ver as igrejas de arquitetura gótica? realmente adorei e tem sido muito divertido também", declarou um entusiasmado Henry.

A seguir ao encontro informal com Rui Moreira, professores e alunos desfrutaram de uma visita guiada às instalações da Câmara do Porto.