Sociedade

Estudantes do Porto candidatos a prémio na área das soluções de crises em saúde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_investigacao.jpg

Filipa Brito

Projetos desenvolvidos em várias instituições de ensino superior da cidade estão na corrida pelo Angelini University Award.

A edição 2021 da iniciativa promovida pela Angelini Pharma tem como âmbito “Soluções de crises em saúde – Identificar, gerir e cuidar” e pretende distinguir abordagens de natureza científica, tecnológica, económica, financeira e ambiental, que atendam às temáticas de Medicina, Saúde Pública, Farmácia, Enfermagem, Biotecnologia, Biomedicina, Psicologia, Serviço Social e outros, na área da saúde.

Dirigido a jovens universitários a frequentar o ensino superior na área da Saúde em Portugal, o Angelini University Award encontra-se em fase de votação por parte do público. Entre os 15 projetos semifinalistas, há três que partem de instituições de ensino superior do Porto.

Reunindo elementos provenientes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, e da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, o projeto “AGRO4COVID – Make Nature your Salvation” propõe o desenvolvimento de uma vacina inovadora, comestível, em formato de iogurte líquido, contra a Covid-19.

“Determinantes no Acesso aos Cuidados de Saúde Primários em Contexto Pandémico” teve origem na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e “Appice - Avaliar, Partilhar, Promover, Informar, Cuidar e Empoderar” foi desenvolvido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Escola Superior de Saúde da Universidade Fernando Pessoa e a Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus – Universidade de Évora.

O Angelini University Award entregará 10 mil euros de prémio à equipa mais votada e 5000 euros à segunda classificada. Os prémios serão entregues numa cerimónia que vai realizar-se no dia 16 de novembro.