Educação

Estudantes do ensino superior recebem bolsas de estudo Porto de Conhecimento

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Dezenas de bolsas de estudo foram atribuídas a estudantes do ensino superior, no âmbito do programa municipal Porto de Conhecimento. Depois de dois anos de interregno, a cerimónia, que decorreu nesta segunda-feira, na Casa da Música, incluiu a atribuição das bolsas do ano letivo transato (2020/2021) e deste 2021/2022 e, pela primeira vez, os jovens que beneficiaram do programa municipal e se graduaram durante a pandemia em idênticos anos letivos.

Para o vereador da Educação da Câmara do Porto, “o Porto orgulha-se de estar na linha da frente em muitas áreas. É hoje uma cidade de conhecimento, de talento e inovação: acolhe mais de 60 mil estudantes do ensino superior, a que se somam dezenas de milhares de investigadores em numerosos centros de investigação”.

“É esta a estratégia que queremos reforçar e que permitirá consolidar o Porto como um destino de sucesso e de inspiração para todos aqueles que aqui pretendam construir os seus projetos de vida”, adiantou Fernando Paulo, que estava acompanhado do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, dos restantes vereadores do Executivo e representantes de todas instituições de ensino superior privadas da cidade.

“O resultado está aqui, nos jovens que aproveitaram esta oportunidade e que estão, hoje, a frequentar o ensino superior no âmbito deste programa. E não é em vão que uso a palavra ‘oportunidade’. A palavra era usada para representar os ventos que colaboravam para os barcos chegarem ao porto. Permitam-me aludir metaforicamente à palavra oportunidade para expressar a vontade de que estas bolsas de estudo vos façam chegar a bom porto, e a um Porto de oportunidades”, sublinhou o vereador da Educação.

Dirigindo-se aos estudantes premiados, Fernando Paulo deixou uma palavra de incentivo: “É tempo de passarem a uma nova fase da vossa vida, para a qual se prepararam, cabe-vos moldar esse caminho; fazer escolhas, e se for no Porto, ficaremos muito felizes”.

A cerimónia relativa à 10.ª e 11.ª edições do Porto de Conhecimento teve dois momentos musicais protagonizados pelo quarteto de saxofones do Conservatório de Música do Porto e o Ensemble da Academia de Música de Costa Cabral.

Candidaturas para o ano letivo 2022/2023 estão a decorrer

O programa municipal Porto de Conhecimento começou a ser dinamizado em 2008, apenas com uma bolsa, sendo que desde 2018 passou a oferecer um número alargado de bolsas, registando, em 2020, a adesão ao programa de todas as instituições de ensino superior privado da cidade, o que permitiu colocar a concurso, em 2021, 70 bolsas.

Atualmente, o programa conta com 45 bolseiros. Um total de 28 estudantes já obtiveram um diploma do ensino superior graças ao Porto de Conhecimento.

Promovido pela Câmara do Porto para fomentar a prossecução de estudos no ensino superior de jovens em situação de vulnerabilidade económica e promover uma efetiva igualdade de oportunidades, o programa conta com a parceria das diversas instituições de ensino superior privado e cooperativo da cidade, e tem como objetivos a capacitação e qualificação do potencial jovem e a sua fixação no território, como estratégia de renovação do tecido social.

Entretanto, e até 12 de agosto, está a decorrer o período de candidaturas para o ano letivo 2022/2023, disponibilizando um total de 71 bolsas de estudo.