Ambiente

Estudantes de arquitetura paisagista desenham projeto para o Largo Tito Fontes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto voltou a desafiar os alunos de arquitetura paisagista para pensarem e desenvolverem um projeto para a cidade. Na segunda edição, o "Urban Scape" procura propostas de intervenção no Largo Tito Fontes, em Santo Ildefonso. A iniciativa, que já foi distinguida com um prémio de inovação pedagógica atribuído pela U. Porto, decorre até sábado na Porto Innovation Hub.

Na abertura dos trabalhos, o vice-presidente da Câmara do Porto destacou "o profícuo envolvimento da Academia, e em particular da UP, e o amplo número de exemplos de aplicação das suas soluções". Filipe Araújo reforçou, ainda, "a preocupação permanente de ajudar e orientar, também, a Academia a ajustar as suas áreas de investigação à cidade real e à dinâmica entre as várias orgânicas da Câmara do Porto, sempre com o foco no bem-estar do cidadão".

Este é um evento destinado a alunos de arquitetura paisagista, que são desafiados a criar, desenvolver e apresentar uma proposta de intervenção num espaço público de pequena e média dimensão, até ao termo do evento.

As propostas devem atender a princípios basilares de sustentabilidade, função, ecologia, estética, integração social. São, também, desenvolvidas propostas capazes de promover a infiltração de águas pluviais, atenuação de temperaturas de ponta e resiliência climática.

Ao longo de três dias, os estudantes são organizados em grupos constituídos com elementos de diferentes anos, mimetizando a prática da profissão com projetistas com diferentes níveis de experiência, sob orientação de um tutor. O projeto é desenvolvido com recurso a suportes digitais tridimensionais, em realidade virtual.

O momento foi, também, aproveitado para lançar o livro que agrega os resultados da primeira edição do "Urban Scape", que colocou os alunos a redesenhar, em 24 horas, o espaço interior de um dos edifícios da Faculdade de Ciências.

A iniciativa é da Faculdade de Ciências da U.Porto e dirigida especificamente a estudantes da licenciatura de arquitetura paisagista. Da comissão organização, faz parte o investigador José Miguel Lameira, que esteve envolvido em projetos relevantes para o Município, como o Parque Urbano da Asprela, o Parque da Alameda de Cartes e, mais recentemente, o Porto BIOLab na antiga Quinta de Salgueiros, no âmbito da candidatura NBRACER - Nature Based Solutions for Atlantic Regional Climate Resilience.