Sociedade

Estudantes da Escola de Moda do Porto em projeto solidário de combate ao desperdício têxtil

  • Notícia

    Notícia

#fib_katty_xiomara_07.jpg

Filipa Brito

A Escola de Moda do Porto (EMP) está a dinamizar a criação de peças de vestuário únicas, com recurso ao desperdício têxtil, em parceria com a MyCloma (plataforma online de venda de artigos em segunda mão), num projeto pedagógico dedicado à sustentabilidade no setor da moda.

Um grupo de estudantes do 3.º ano do curso profissional de Design de Moda da EMP aceitou o desafio e está a aplicar a sua capacidade criativa e conhecimento técnico para criar peças de upcycling – processo de transformação de peças de roupa que são lixo em peças novas.

Após a análise das peças, o processo passa pela respetiva desmontagem e transformação numa nova peça através do desenho, modelação e confeção de peças únicas e exclusivas, resultando assim num trabalho personalizado.

A iniciativa, enquadrada na estratégia da instituição de ensino de promover um contacto direto e trabalho colaborativo com as empresas portuguesas, alia a EMP à MyCloma, uma plataforma online de venda de roupa em segunda mão, criada por jovens empreendedores portugueses.

As peças criadas no âmbito deste projeto serão comercializadas na plataforma MyCloma e toda a receita proveniente das vendas será entregue a uma instituição de solidariedade social.

A diretora da EMP, Matilde Rocha, assumiu estar “muito orgulhosa do caminho que a EMP tem vindo a trilhar no ensino da moda, não só na dotação dos alunos de uma maior consciência ambiental, como também na constante aproximação destes à realidade empresarial que os espera após a conclusão dos seus estudos”.

“Ter a possibilidade de lançar um projeto com a EMP que tem por base a criação de peças de autor através de desperdício têxtil é algo que vemos quase como o nascer de uma nova marca. Este é um projeto estratégico e da maior importância para nós”, sublinhou a fundadora da MyCloma, Ana Monteiro.