Educação

Estudantes da cidade mostram na Qualifica ideias de negócio mais sustentáveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto marca presença, de novo, na Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre até sábado, na Exponor. Hoje, primeiro dia do evento, o stand da autarquia portuense foi palco de uma mostra com as melhores equipas de alunos do projeto “A Empresa”, da Junior Achievement Portugal.

Alunos do ensino secundário, de várias escolas públicas da cidade, competem entre si pela apresentação do melhor produto/serviço, o mais original e a ideia de negócio mais sustentável. Na edição deste ano da Qualifica participam oito equipas, selecionadas de entre 22 que se candidataram a este evento.

Esta iniciativa é uma oportunidade para os alunos apresentarem as suas miniempresas aos visitantes da feira, permitindo-lhes treinar competências para melhorar o seu desempenho noutras competições, incluídas no projeto.

A equipa Smart Future, da Escola Secundária Filipa de Vilhena, apresentou o projeto considerado mais consistente e original: reduzir o impacto ambiental negativo causado pelo abandono de beatas de cigarros nos espaços públicos, criando uma capa dentro da qual é encaixado o maço de tabaco. Possui na sua base um compartimento onde são colocadas as beatas, após o consumo do cigarro. Este compartimento é revestido, interiormente, de metal para impedir o produto de queimar ou libertar odores. Após o compartimento estar cheio é possível descartar as beatas, através da abertura de uma gaveta na base da capa.

A sua prestação foi apreciada por um júri constituído por Maria João Simões (Senior Talent Management & Leadership Development na Sonae), Sofia Maia (Project management | Sustainability & Corporate Social Responsibility na Fundação Manuel António da Mota) e Bruno Santos (Sustentabilidade e Marketing Corporativo na Salvador Caetano).

A cada um dos cinco alunos da equipa vencedora, o Município do Porto atribuiu um prémio, a título de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido (uma coluna de som portátil). O vereador da Educação, Fernando Paulo, que acompanhou o secretário de Estado da Educação, António Leite, durante a inauguração da Qualifica, entregou, depois, os prémios aos alunos distinguidos, no stand da autarquia portuense. Nesta cerimónia esteve também presente a vereadora da Juventude, Catarina Araújo.

A 14.ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego decorre até 4 de março, na Exponor.