Educação

Estudantes competem pelo lugar de melhor empresa júnior de Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota recebeu a fase final da XVI Competição Nacional do programa “A Empresa”, o maior evento promovido pela Junior Achievement Portugal (JAP), na última quarta-feira. Participaram 25 miniempresas de alunos do ensino secundário, que foram sendo apuradas em competições intermédias.

O evento representou a etapa final nacional do programa que, no início do ano letivo, arrancou com cerca de 6.000 alunos do ensino secundário, dos 18 distritos de Portugal. Das escolas públicas do Porto participaram duas equipas da ES Filipa de Vilhena e da EBS Rodrigues de Freitas.

O vereador da Educação da Câmara do Porto participou na sessão de abertura e, na sua intervenção, destacou o “impacto positivo [do projeto A Empresa] nas aprendizagens, nas competências sociais e comportamentais”, além de constituir “um excelente programa de inovação social”.

“Porque vivemos tempos incertos, marcados por variados desafios globais, europeus e nacionais (alterações demográficas e climáticas, pobreza, exclusão e desigualdades, conflitos e instabilidade política, saúde global, …), e torna-se necessário continuar a colocar a educação, a cooperação, a solidariedade, a defesa dos direitos humanos e a promoção da paz como ações prioritárias e um desígnio de todas e de todos”, sublinhou Fernando Paulo.

Mais de uma centena de alunos à procura de um lugar na competição europeia

Os 125 alunos, das 25 equipas presentes competiam pelo prémio de representação de Portugal na competição europeia, que vai ter lugar em Istambul, Turquia, em julho e submeteram as suas ideias a um painel de jurados através de um pitch em palco e de uma entrevista detalhada em inglês.

A equipa WillChair de alunos do Colégio Marista, de Carcavelos foi a vencedora do prémio principal e que dá acesso à competição internacional. Desenvolveu uma tecnologia para cadeiras de rodas manuais, que as torna praticamente elétricas, vai participar na competição europeia e recebeu o prémio oferecido pela Fundação Galp que assegura os custos de viagem e estadia da equipa naquele evento.

O programa A Empresa desafia os alunos a criar e gerir uma miniempresa, ao longo de um ano letivo a partir de uma ideia de negócios original, da criação de um produto ou serviço inovador. A par dos conteúdos de literacia financeira os alunos desenvolvem soft skills essenciais no mercado de trabalho.

A equipa WillChair de alunos do Colégio Marista de Carcavelos, que desenvolveu uma tecnologia para cadeiras de rodas manuais, que as torna praticamente elétricas, vai participar na competição europeia e recebeu o prémio oferecido pela Fundação Galp que assegura os custos de viagem e estadia da equipa naquele evento.

Mais sete prémios estiveram em jogo e tiveram a seguinte distribuição: o Prémio Inovação (Sonae) foi entregue à equipa JIA da Escola Secundária Rainha Dona Amélia; o Prémio Impacto (EDP) galardoou a equipa WEB do Colégio Luso Internacional de Braga; o Prémio Young Tech (ManPower) foi entregue à aluna Beatriz Chaves (equipa WEB) do Colégio Luso Internacional de Braga; o Prémio Power Tech (BPI) foi para a equipa Speaky Industries da Escola de Comércio de Lisboa; o Prémio Young Leader (KPMG) selecionou o aluno Francisco Soares (equipa Loney) da Escola Secundária Amato Lusitano; o Prémio Ready to Grow (Cofidis) foi entregue à equipa Loney, da Escola Secundária Amato Lusitano; e por fim, o Prémio Best Student (IE Business School) galardoou as alunas Carolina Sousa (equipa ReCandles) do Colégio Campo de Flores e Madalena Fernandes (equipa BeEco) da Escola Secundária Gabriel Pereira.

Nos últimos 16 anos, com o apoio do Município do Porto, cerca de 45 mil alunos do concelho, desde o ensino básico ao secundário, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade já participaram em projetos da Junior Achievement. É a segunda vez que a iniciativa acontece presencialmente fora de Lisboa e, pela segunda vez, no Porto.