Sociedade

Estudante realiza sonhos de crianças refugiadas

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O projeto
para a instalação de um parque de diversões num campo de refugiados na Turquia,
da autoria de Vera Morgado, estudante do Mestrado de Finanças e Fiscalidade da
Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), venceu a primeira edição
do impACTO, um concurso promovido pela Gap Year Portugal, que desafiou centenas
de estudantes portugueses a desenvolverem um projeto de empreendedorismo social
numa comunidade estrangeira carenciada.


"Playground
Love". Assim se chama o projeto que Vera Morgado idealizou com a ajuda de uma
amiga e do namorado e que vai implementar já a partir de agosto no Mardin
Refugee Camp, localizado no leste da Turquia, a 20 quilómetros da fonteira com
a Síria. Desenvolvido em parceria com uma escola de circo - Art Anywhere
(Refugee Kids Are Circus Heroes) -, este parque vai permitir que as crianças
que habitam o campo tenham acesso a brinquedos didáticos e lúdicos e a um
espaço feito por eles, abstraindo-se desta forma da sua condição de refugiados.


Entre os
espaços idealizados para este "recreio de uma infância recuperada" inclui-se
uma zona outdoor composta por várias diversões inspiradas nos três "Unfairy
Tales" ("Contos que não são de fadas") 
da UNICEF, e que incluem um balancé em forma de barco, um baloiço com
almofadas às bolas e um campo de futebol. A esta acresce uma zona indoor (tenda
ou contentor) com brinquedos didáticos, livros, quadros de ardósia, puzzles,
legos, exposições de projetos e um espaço para representação com fantoches. As
crianças serão ainda envolvidas na criação de um mural inspiracional em que
palavras como "amizade" "esperança", "sonhos" ou "sorriso" surgirão em várias
línguas.


Para Vera
Morgado, que conta já com várias experiências anteriores de voluntariado, o
grande objetivo passa por ajudar as crianças refugiadas a "acreditar que podem
ser o que quiserem "."A minha ideia com o parque é criar uma espécie de safe
zone, onde só entrem crianças e alegria, pois se puderem brincar, serão
felizes, e se forem felizes, sonharão. Sem limites. Porque ser criança é sonhar
sem limites. Ou devia. E ser grande também!", refere.


Para
desenvolver o projeto, a estudante definiu um orçamento de 6 mil euros, 4.900
dos quais foram garantidos através da vitória no impACTO. O restante resultará
da venda de 2000 lápis de três cores - correspondentes a cada "Unfairy Tale" -
que podem ser adquiridos em vários spots no Porto e em Braga. "Se conseguir
vender os lápis todos, conseguirei levar mais coisas, como por exemplo
aquecedores para a escola, material circense, brinquedos para as crianças de
Mardin, que também não têm", nota Vera Morgado.


O
"Playground Love" foi um dos três projetos distinguidos na primeira edição do
impACTO, que abrangeu mais de 20 estabelecimentos do Ensino Superior. Os outros
dois projetos que garantiram um financiamento total de 10.400 euros foram
apresentados por estudantes da Universidade da Beira Interior e da Universidade
de Coimbra.


A final do
concurso decorreu no passado dia 24 de junho, em Lisboa, ocasião em que os 11
finalistas tiveram a oportunidade de "vender" os seus projetos de cariz social
a um painel de 10 Social Angels, num formato inspirado no "Shark Tank". Entre o
grupo de potenciais investidores estiveram nomes como Rita Nabeiro, Carlos
Torres, Chairman da Resul, Engenheiro Paulo Figueiredo, administrador do Banco
BIG, ou ainda Miguel Alves Martins, Presidente do Instituto do Empreendedorismo
Social.


Fonte: Portal de Notícias da U.Porto