Cultura

Estrutura começou ação de formação na área do teatro com apoio do Criatório

  • Notícia

    Notícia

#DR_Criatorio_Estrutura_micro.jpg

Já começou mais uma iniciativa na área artística que tem o apoio da Câmara do Porto através do programa Criatório. Chama-se Recurso e é um projeto de formação na área do teatro promovido pela Estrutura.

O processo de seleção dos participantes decorreu em janeiro, tendo sido escolhidos 14 participantes de entre mais de 30 candidatos. Ao longo de seis meses, os selecionados irão participar em seminários e laboratórios e desenvolver um projeto final com apresentação pública em setembro deste ano.

Desenvolvido pela Estrutura em parceria com a mala voadora e José Maria Vieira Mendes, o Recurso é composto nomeadamente por um curso de teoria e criação teatral e por um projeto de investigação desenvolvido por um núcleo de formadores. O curso desenrola-se entre março e setembro, no espaço da mala voadora, e integra um conjunto de laboratórios teórico-práticos (até julho) e o desenvolvimento de projetos coletivos (agosto e setembro), que culminarão na apresentação pública.

O Criatório, que vai na segunda edição, visa o apoio à criação artística contemporânea através da atribuição de bolsas no valor de 15 000 euros a 16 projetos, podendo contemplar as áreas de artes visuais e curadoria, artes performativas e programação, composição, programação e performance musical, literatura e ensaio crítico.

Este programa municipal, que recebeu 316 candidaturas logo na edição inaugural, apoiou já a concretização de trabalhos como a assembleia de pensamento crítico Metabolic Rifts, as exposições coletiva "quando alguém morria perguntavam apenas: tinha paixão?" e individual de Jorge Queiroz "C for heads / H para cabeças", ambas no espaço Sismógrafo, o processo criativo do novo trabalho dos Black Bombaim, o concerto encenado "Lady & Macbeth", de Ana Luena ou a componente portuguesa do projeto internacional de improvisação performativa em 12 sessões "White Rabbit, Red Rabbit" pela mala voadora, entre outras criações.