Cultura

ESTRO / WATTS – Poesia da Idade do Rock chega a Campanhã e à Bouça

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Jose_Caldeira_Estro_Watts.jpg

José Caldeira

ESTRO / WATTS – Poesia da Idade do Rock é o próximo espetáculo a ser apresentado no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão, realizando-se em duas datas: a 29 de julho, às 19,30 horas, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, e a 31 de julho, às 19,30 horas, na Associação de Moradores da Bouça.

Com direção de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado, ESTRO / WATTS parte da obra homónima de João de Menezes-Ferreira, uma compilação de poesia ligada ao rock, de onde se destacam, entre outros, autores como Bob Dylan, Patti Smith, Johnny Rotten, Leonard Cohen, David Byrne e Laurie Anderson, devolvendo ao estilo o estatuto de cancioneiro popular.

Tal como a Ilíada ou a Odisseia – que se sabe terem sido coletâneas de histórias que se iam contando nas praças, de heróis e de guerras, de paixões – o rock usou a palavra poética para gritar na esfera pública a vida, para convocar todos a falar acerca da morte, da guerra, de amores e desamores, da solidão, das selvas de betão, da experiência da classe trabalhadora e da opressão. Esta dimensão pública, que reúne gente à sua volta, que congrega, contrasta drasticamente com a introspeção que o ato poético exige tantas vezes. O espetáculo ESTRO / WATTS explora essa mesma dualidade: da palavra rock e da prática poética.

A entrada em ambos os espetáculos é gratuita, mas com lotação limitada, requerendo o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local do espetáculo, a partir de duas horas antes do seu início.

Com programação até dezembro, o próximo espetáculo do Cultura em Expansão acontece no dia 7 de agosto, em Campanhã, pelas mãos da companhia Peripécia Teatro, que apresenta “Iceberg - O Último Espectáculo”.

A programação completa do Cultura em Expansão pode ser consultada no website do programa.