Turismo

Estreia no Porto da Bolsa de Empregabilidade evidenciou talento qualificado da região

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A primeira edição a Norte da Bolsa de Empregabilidade decorreu no Palácio da Bolsa e reuniu mais de meia centena de empresas. Após seis edições em Lisboa, o evento – o maior hub de contratação no turismo em Portugal – chegou ao Porto para promover a aproximação de pessoal qualificado às empresas e ao mercado de trabalho.

Era com um jogo de palavras que os participantes eram recebidos à entrada da Bolsa de Empregabilidade: “Bem-vindos ao mundo de oPORTOnidades”. O evento que decorreu no Palácio da Bolsa colocou em evidência o talento qualificado que existe na região e está disponível para contratação pela indústria do turismo.

“O setor turístico tem desempenhado, em especial na última década, um papel importante e até estratégico na afirmação nacional e internacional da cidade e na sua dinâmica económica, nomeadamente no que concerne à criação de emprego, à reabilitação do edificado e ainda à alavancagem do comércio da cidade”, sublinhou, na sua intervenção, o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

Perante a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e num evento que contou igualmente com a presença da vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, do diretor da Associação Comercial do Porto, Jorge Macedo, do presidente da Associação Fórum Turismo, António Marto, e da cônsul da Ucrânia, Alina Ponomarenko – convidada especial da primeira edição da Bolsa de Empregabilidade no Porto – Ricardo Valente salientou o contributo do turismo para a economia da cidade e do país.

“Em 2020, o turismo empregava 834 mil pessoas de forma indireta em Portugal, o equivalente a cerca de 18% do emprego total a nível nacional. De forma direta, o turismo contribui para cerca de 6% do emprego total no nosso país”, realçou o vereador, notando porém que o setor do turismo foi “um dos mais afetados pela violência da pandemia”. “No entanto, já há sinais de retoma, mostrando os números mostram que os turistas nacionais já superam os níveis de 2019”, acrescentou.

Lembrando que o Porto foi eleito Melhor Destino Europeu em 2017, repetindo as conquistas de 2014 e 2012, e Melhor Destino Europeu para uma Escapadela Urbana em 2020, Ricardo Valente lamentou que se assista a uma “escassez de mão-de-obra significativa no sector turístico”.

A Bolsa de Empregabilidade constitui, por isso, “uma excelente resposta às necessidades de recrutamento destes profissionais e à importância da captação e retenção de talento nesta área, na cidade do Porto”, apontou o vereador, frisando que “o Porto e a Área Metropolitana oferecem acesso a talento qualificado através de uma vasta rede de entidades que promovem formação técnico-profissional na área do turismo, bem como instituições que desenvolvem formação superior no domínio do turismo e hotelaria.”

No quadro da situação que se vive na Ucrânia, a Bolsa de Empregabilidade promoveu um programa de oportunidades de formação para refugiados – Programa de Formação Open to Ukraine, do Turismo de Portugal, contando com serviço de tradução para refugiados e famílias vindas da Ucrânia.