Cultura

Estreia da Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto propõe transição urgente para uma sociedade sustentável

  • Notícia

    Notícia

#Lucas_Foglia_1_Bienal_Fotografia_Porto-.jpg

A primeira Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto tem início na próxima quinta-feira, 16 de maio, e quer dar um contributo para mudanças rápidas na sociedade a favor do Planeta e da sobrevivência.

"De que forma podemos colaborar na transição para uma sociedade mais adaptada e sustentável? Como pode o pensamento e a criação artística contribuir para expandir o discurso em torno destas questões e traduzi-las em ação?" - estas são as duas grades questões que a Ci.CLO quer pôr em reflexão, através de exposições e oficinas que vão decorrer até 2 de julho.

Tomando como título "Adaptação e Transição", a primeira edição da bienal enfatiza as atuais crises social e ecológica e a forte influência do ser humano na estrutura do Planeta, para assentar no pressuposto de que adaptar-se à transição é já uma inevitabilidade para a sobrevivência. "Aceitar e iniciar essa transição é uma oportunidade de agirmos. Torna-se urgente redescobrir outras formas de pensar e olhar para a diversidade da vida de uma forma renovada e participante. Para continuar nesta jornada evolucionária de adaptação e transição é fundamental reorganizar o nosso conhecimento e percepções, explorar novas interações e hábitos, criar relações mais simbióticas entre o ser humano, os restantes seres vivos e a terra. Ou seja, estabelecer novos valores sociais, políticos e económicos que sejam ecologicamente sustentáveis", defende a organização.

O programa da Ci.CLO Bienal'19 inclui um circuito de exposições nucleares e projetos satélite em diferentes espaços culturais, proporcionando ao público um percurso pedestre por vários pontos do Centro Histórico do Porto. Propõe ainda um conjunto de oficinas que estão interligadas com o eixo temático da Bienal, desenhados a partir de formatos artísticos e educativos experimentais tendo como método formação-criação-ação.

A Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto é uma plataforma de criação, debate e reflexão que celebra a prática artística e desenvolve um trabalho contínuo de pesquisa e experimentação através da fotografia e da sua relação transdisciplinar com outros campos artísticos. Os trabalhos apresentados na Bienal são, na sua maioria, resultado de várias residências artísticas e laboratórios de pesquisa realizados nesse âmbito, que procuram abordagens, metodologias e narrativas inovadoras, não só a nível artístico mas que também proponham uma maior consciencialização crítica sobre as alterações ambientais, culturais e sociais da atualidade.