Educação

Estratégias para o futuro do ensino profissional em debate

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Dedicadas à temática da "Avaliação", as VI Jornadas Pedagógicas da Escola Profissional Profitecla pretenderam dar continuidade ao debate sobre estratégias que apontem para uma evolução do ensino e as aprendizagens, avaliação por competências e a opinião/visão dos alunos da escola face ao tema "Como os alunos são/deveriam ser avaliados".

Estas jornadas, que decorreram na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, apresentaram-se como mais um momento de reflexão sobre novas metodologias e estratégias de aprendizagem e pedagogia, partindo da experiência de mais de 33 anos da instituição, apresentando painéis formados por profissionais intimamente ligados às temáticas expostas.

A sessão de abertura contou com a presença do vereador da Educação, que partilhou a sua visão do ensino profissional na cidade e, em particular, a importância da Profitecla na formação dos jovens. "Trata-se de um momento marcante para a escola, não só pela importância das jornadas, mas também pelo tema escolhido e pela abordagem e reflexão que dão suporte e constituem pilar fundamental da Profitecla", afirmou Fernando Paulo.

"A Profitecla e a Maratona marcaram muitas gerações de pessoas ao longo dos anos, na área de formação de secretariado, administração e gestão, em que a escola ocupou lugar cimeiro pela qualidade de formação e pela relação de confiança que construiu com a cidade, que se consolidou e institucionalizou como projeto que constitui uma importante âncora na educação e formação", acrescentou.

29 escolas na cidade com oferta de ensino profissional

O vereador da Educação recordou, a propósito, que o Porto e o Norte estão intrinsecamente ligados à história do ensino profissional em Portugal. "Esta escola surge como uma das primeiras respostas na cidade e no país, ajudando, assim, a operacionalizar uma resposta educativa e formativa, que marcou, positivamente, diversas gerações e milhares de portugueses que passaram pelo ensino profissional", frisou.

O Porto tem hoje um total de 29 escolas com oferta de ensino profissional (18 privadas e 11 escolas públicas), frequentadas por cerca de seis mil alunos, cerca de 70% do ensino profissional privado.

"O ensino profissional é uma componente essencial do sistema educativo e um instrumento fundamental para a dinamização da inovação em educação, pelo que importa continuarmos a valorizá-lo e a desenvolver um trabalho em rede, que alavanque boas práticas, fomente a partilha e a troca de experiências pedagógicas e promova um trabalho mais colaborativo e complementar", concluiu Fernando Paulo.

Sobre as jornadas refira-se a presença de Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), no painel dedicado à temática "Avaliar para Melhorar o Ensino e As Aprendizagens". Ana Monge, diretora e responsável da estratégia e inovação da Tolosako Inmakulada Landie Ikastola, fez a apresentação do modelo desta escola do País Basco, nomeadamente o método de trabalho da inovação a partir da estratégia, a mudança tecnológica e o Projeto Sugar. João Sá, professor na Escola Secundária de Avelar Brotero, abordou "A avaliação por Competências". Por último, Rui Morais, representante nacional dos alunos da Profitecla, apresentou a visão de “como os alunos devem ser avaliados”.

O evento foi também transmitido online, podendo ser visualizado, na íntegra, no canal de Youtube da Escola Profitecla.