Economia

Estratégia do Porto de atração de talento destacada pela Comissão Europeia

  • Cláudia Brandão

  • Notícia

    Notícia

#fib_Porto_For_Talent_03.jpg

Porto.

A estratégia municipal Porto. For Talent está em destaque na primeira publicação da série da Comissão Europeia dedicada a iniciativas inovadoras no contexto das Parcerias da Agenda Urbana. O foco da publicação é a adaptação das cidades europeias ao impacto da Covid-19 no âmbito dos empregos e das competências.

“Ao longo da última década, o Porto cresceu a sua reputação enquanto íman de investimento, nomeadamente no setor da tecnologia”, começa por realçar a publicação, referindo a “estreita colaboração com a comunidade empresarial local” e o desenvolvimento de canais para sustentar o setor digital, em claro crescimento. “A prioridade era preencher a lacuna de competências de forma a reter e atrair empresas” e a que a contratação fosse feita no mercado portuense, pode ler-se no documento.

Referindo o trabalho do Porto Innovation Hub e a criação do programa “reinventaPorto”, a Comissão Europeia apelida de “joia da coroa” o Observatório de Talento, uma “iniciativa ambiciosa” da “Porto. For Talent”, que “funcionará como um balcão único para todos os aspetos relacionados com empregos e competências”, destinado a empregadores e trabalhadores.

“Além de fornecer um instantâneo da oferta e procura do mercado de trabalho digital, [o Observatório] irá analisar as necessidades de competências atuais e futuras. Também explorará questões relacionadas, como salários e condições de emprego”, detalha o artigo.

A estratégia “Porto. For Talent” foi lançada em 2017, pela autarquia, com o objetivo de fortalecer a atração de talento para a cidade e apoiar a sua integração nas empresas da região. Nesse mesmo ano foi desenvolvido o Mapa do Talento do Porto e Norte, e a Câmara do Porto foi convidada pela Comissão Europeia a integrar a parceria europeia Jobs and Skills in the Local Economy, vendo reconhecida a sua visão e trabalho pioneiro na área do Talento.

Além do Observatório de Talento, outras iniciativas incluem groWing - Lifelong Career Guidance, Porto Skills Academy, Ecossistema Talento e Become a Portonauta.

A “Porto. For Talent” visa dar resposta aos desafios relacionados com a gestão do Talento num contexto de intensa transformação digital, da cidade e da Região Porto e Norte, em estreita parceria com agentes do território.