Economia

Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto “Pulsar” é apresentada nesta sexta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_centro_historico_porto_10.JPG

Filipa Brito

A Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto, denominada Pulsar, envolve um investimento direto de aproximadamente 600 milhões de euros até ao final da década. A apresentação está marcada para a próxima sexta-feira, 13 de maio, às 16 horas, no Auditório do Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota.

A sessão irá contar com a participação da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, como oradora principal, e do presidente do Município do Porto, Rui Moreira, que fará o encerramento. A abertura ficará a cargo do vereador do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

Haverá também lugar a uma mesa-redonda com questões colocadas pelo público presente. Deste painel de discussão fazem parte António Parada, CEO da FairJourney Biologics, Hermano Rodrigues, principal da EY-Parthenon, Joana Resende, pró-reitora para o Planeamento Estratégico da Universidade do Porto e Luis Filipe Reis, CEO da Sonae Financial Services e da Sonae Fashion, sendo a moderação assumida por Joana Amorim, jornalista do Jornal de Notícias.

A Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto pretende assumir-se como farol orientador do desenvolvimento económico para a próxima década, apoiando-se na autenticidade e carisma da cidade. O Pulsar concretiza-se em 10 projetos, que envolvem um investimento direto de aproximadamente 600 milhões de euros até ao final da década, considerando as fontes de financiamento do novo período de programação estrutural. Assim, o volume de financiamento sem precedentes previsto e veiculado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o NextGeneration EU são uma oportunidade única para catalisar e financiar projetos futuros que vão permitir a recuperação económica, bem como posicionar o Porto e a região como uma referência nas transições climática e digital.

O processo de desenvolvimento do Pulsar é o resultado da reflexão coletiva das entidades que têm impacto direto e indireto no desenvolvimento económico da cidade, tendo contado com a participação de diversos atores estratégicos da sociedade civil e local, de instituições públicas e privadas e do ecossistema empresarial.

A participação na sessão é sujeita a inscrição prévia disponível aqui.