Sociedade

Estratégia da Juventude do Porto 4.0 aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A ser elaborada desde janeiro de 2020, a Estratégia da Juventude do Porto 4.0 deu mais um passo para a sua implementação efetiva. Os membros do Conselho Municipal da Juventude reuniram, na tarde de quarta-feira, e foram unânimes na aprovação da proposta que envolveu um total de 746 participantes, entre jovens, decisores e técnicos, ao longo de 17 atividades de contato. A nova estratégia para as políticas de juventude da cidade segue agora para aprovação em reunião de Câmara e Assembleia Municipal.

A vereadora com o pelouro da Juventude afirmou que “a Estratégia da Juventude do Porto 4.0 é o nosso compromisso com jovens. Foi construída de forma aberta, colaborativa e participativa e vai amplificar a participação jovem e o trabalho com jovens”. Para Catarina Araújo este “é um ponto de partida para uma nova geração de políticas e programas de juventude, que permita afirmar o Porto como a cidade de referência para os jovens viverem, estudarem, trabalharem e atuarem como agentes de mudança positiva”.

O Conselho Municipal da Juventude do Porto sublinha o facto de esta nova abordagem criar “os Objetivos da Juventude do Porto, que podem ser ativados por jovens e organizações de juventude, e estão sintonizados com o Plano Nacional para a Juventude, os Objetivos da Juventude da União Europeia, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Prioridades da Comissão Europeia”.

“A consistência com padrões de qualidade, a criação de uma caixa de ferramentas para jovens, organizações de juventude e técnicos de juventude e a especial atenção à avaliação e construção de indicadores para apoiar a melhoria contínua são alguns elementos diferenciadores”, garante.

Entre as várias atividades realizadas com o intuito de envolver os jovens na definição deste documento, o destaque vai para o Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto; Debate A Tua Cidade 2020: Políticas de Juventude; Plano B: Laboratório de Democracia Participativa; Semana da Educação Global: Visões da Juventude Global-Local; as nove sessões dos Porto Youth Work Webinars; e a coorganização do A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021, que envolveu 88 municípios e 343 participantes na criação da Carta A3: 10 ideias para modernizar os conselhos municipais de juventude e reforçar a participação jovem a nível local. No final, 94% dos participantes consideraram ter desenvolvido competências de cidadania com as atividades.

A Erasmus Student Network Porto, a Federação Académica do Porto, a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e o Movimento Transformers avançaram com um parecer favorável à Estratégia da Juventude do Porto 4.0, destacando "a excelência do documento com vista à melhoria das políticas de juventude do Porto".

Também o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens, o Europe Goes Local, o Fórum Europeu da Juventude, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e o SALTO Participation and Information Resource Centre se mostraram satisfeitos com a proposta final.

As próximas atividades, marcadas para o julho, incluem a formação “Padrões de Qualidade para as Políticas de Juventude”, o desafio “Plano B: Laboratório de Democracia Participativa 2021”, e o laboratório de ideias “Debate A Tua Cidade 2021: Programas de Juventude”.

O Conselho Municipal da Juventude é um órgão consultivo para as políticas de juventude locais, que inclui associações de estudantes, associações juvenis, juventudes partidárias e deputados à Assembleia Municipal. Criado em 2000, o Conselho Municipal da Juventude do Porto integra 117 organizações-membro.