Sociedade

Executivo aprova por unanimidade a Estratégia da Juventude do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi aprovada por unanimidade a Estratégia da Juventude do Porto 4.0, um documento levado à reunião de terça-feira do Executivo Municipal.

Catarina Araújo, vereadora com o pelouro da Juventude, explicou que o “compromisso foi o de criar uma plataforma que fosse dos jovens, que os jovens sentissem como sua, se apropriassem dela, reforçasse a participação jovem e produzisse impactos positivos na nossa cidade do Porto”.

A responsável política afirmou também que “o compromisso que o Executivo assumiu com os jovens foi o de desenvolver políticas de, para e com os jovens, reconhecendo a juventude e as organizações de jovens como parceiros nessa construção”.

Na sua intervenção, Catarina Araújo deu, ainda, a conhecer os comentários “muito positivos” que o documento tem merecido de vários organismos nacionais e internacionais como, por exemplo, a Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para os Jovens, que se referiu à estratégia como “muito completa e participativa”. Também o Fórum Europeu da Juventude classificou-a como “projeto exemplar na forma como procura interligar as políticas de juventude europeias e locais” e, por fim, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico que disse comsiderar que a estratégia apresenta “uma visão de futuro muito ambiciosa”.

Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP) e na qualidade de representante Conselho Municipal da Juventude reiterou que a construção da estratégia foi “um processo desenvolvido ativamente com os jovens e para os jovens, foi um processo muito rico, muito imersivo, que permitiu uma partilha de ideias, opiniões, perspetivas e visões entre os vários jovens da cidade do Porto, mas também das organizações de juventude”.

“Para além de reforçar a participação jovem, este foi um verdadeiro processo de cocriação, em que os jovens sentiram, à medida que o processo ia avançando, que os seus contributos eram considerados nesta mesma estratégia” afirmou a dirigente estudantil, aludindo “ao maior sentimento de pertença” associado à construção da estratégia municipal.

A Estratégia da Juventude do Porto 4.0

A Estratégia da Juventude do Porto 4.0 representa o quarto plano municipal de juventude do Porto e foi construída entre janeiro 2020 e maio de 2021. Inclui quatro pacotes de trabalho - análise, capacitação, informação, participação - e assegurou oportunidades de participação para todos os jovens e organizações de juventude do Porto.

Assenta em cinco objetivos gerais, identificados pelos jovens, nomeadamente: empregabilidade jovem; aprendizagens de qualidade; diversidade e igualdade de oportunidades; ambiente e desenvolvimento sustentável; e participação jovem. Todos estes objetivos têm metas definidas, mensuráveis e estão sujeitos a avaliação.

Ao nível da capacitação e participação foram desenvolvidas 17 atividades de contato, que envolveram 746 participantes, incluindo jovens, decisores e técnicos, com destaque para o Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto; Debate A Tua Cidade 2020: Políticas de Juventude; Plano B: Laboratório de Democracia Participativa; Semana da Educação Global: Visões da Juventude Global-Local; as nove sessões dos Porto Youth Work Webinars; e a coorganização do A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021.