Cultura

Estórias de abril nas bibliotecas municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_sessao_ler_antes_de_ler_2022_4.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Estão abertas as inscrições para mais um mês de oficinas e horas do conto para os mais novos nas bibliotecas. Assim, os Sábados a Contar enchem a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, enquanto na Biblioteca Pública Municipal o tempo é para Oficinas com Estória.

As histórias arrancam já amanhã, com a leitura do livro “O Urso e a Casa dos Livros”, de Poppy Bishop, sobre o fascínio dos animais por histórias de aventuras, finais felizes e o prazer de ler juntos. A primeira sessão dos Sábados a Contar é às 11 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

No mesmo dia, mas na Biblioteca Municipal Pública, as Oficinas com Estória desconstroem “Uma História aos Quadradinhos”. Em “A Manta”, de Isabel Minhós Martins, “há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento”. A oficina começa às 11 horas e repete às 15,30 horas.

No sábado seguinte, 9 de abril, com sessões às 11 e às 15,30 horas, na Biblioteca Almeida Garrett, lê-se “Este livro comeu o meu cão”, de Richard Byrne, e pede ajuda para encontrar um cãozinho que passeava por um livro maroto.

Na Biblioteca Pública, também com duas sessões no mesmo horário, o convite é para a leitura e uma oficina em torno de uma “História de encontrar”, escrita por Ana Ventura, sobre “O Bicharoco que era Oco”.

A 16 de abril, há apenas Sábados a Contar. Às 11 e às 15,30 horas, a leitura é em torno de uma “história que mostra como as grandes amizades valem mais do que ter um cabelo perfeito”. Assim escreveu Gemma Merino sobre “A Ovelha que Chocou Um Ovo”.

As sessões para os mais novos terminam a 23 de abril. Na Biblioteca Almeida Garrett, o autor em destaque é José Jorge Letria e o seu “O Canteiro dos Livros”, sobre “a importância que têm nas nossas vidas o saber e a magia que habitam nos livros”.

“O Cão mal desenhado”, de Emma Dodson, é a proposta da Biblioteca Pública para terminar as Oficinas com Estória, de abril. Os mais novos são convidados a debruçar-se sobre as tentativas de um cão para deixar de “ser mal desenhado”.

Ambas têm momentos às 11 e às 15,30 horas.

Os Sábados a Contar dirigem-se a crianças de três a seis anos e asOficinas com Estória têm atividades para crianças dos seis aos oito anos. A participação é gratuita em ambas, mas requer inscrição prévia.