Economia

Estofos Carla passa a integrar a lista de proteção do programa Porto de Tradição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_estofos_carla_porto_de_tradicao.jpg

Filipa Brito

Foi aprovada por unanimidade, na reunião de Câmara de segunda-feira, a inclusão do estabelecimento Estofos Carla no índice de proteção do programa municipal Porto de Tradição.

Concluída a consulta pública à admissão da Estofos Carla no programa municipal Porto de Tradição, o Executivo deu luz verde à entrada do estabelecimento no lote de proteção. Esta é a primeira inclusão de 2021, que amplia para 91 os estabelecimentos associados ao programa municipal. A estes juntam-se ainda quatro entidades.

O estabelecimento da Rua do Passeio Alegre passa a integrar a lista do Porto de Tradição, dando sequência à proposta assinada pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, por reunir as condições necessárias para ser reconhecido como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local.

A Estofos Carla é uma oficina de estofos e restauro de móveis criada no ano de 1975 por Albino Mota, após uma formação profissional nesta área, realizada em Itália, graças ao Consulado de Itália no Porto.

Num espaço na Rua do Passeio Alegre, criou a oficina de estofos e restauros a que chamou Estofos Carla, em homenagem à filha que entretanto tinha nascido. A oficina continua no mesmo local, com a mesma atividade, e agora passa a integrar o lote de estabelecimentos protegidos da cidade.

O programa Porto de Tradição enquadra-se na prioridade dada pelo Município à proteção dos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social da cidade do Porto.

Instituído em 2016, o Porto de Tradição passou em 2019 a contar adicionalmente com um Fundo Municipal de Apoio, dotado de 525 mil euros para as lojas e entidades reconhecidas pela iniciativa. Este montante foi renovado para 2021, com verbas que provêm exclusivamente do orçamento da autarquia.