Cultura

Este verão há Materiais Inflamáveis no Gabinete Gráfico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Arquivo_Kismif_Exposicao_Materiais_Inflaveis.jpg

Arquivo Kismif

Materiais Inflamáveis: Culturas de Resistência, Médias Alternativos e Fanzines (1982-2021) é a segunda exposição proposta para o Gabinete Gráfico do Museu da Cidade, localizado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Depois de Panfletarismo ter reunido duas centenas de cartazes e brochuras do arquivo do PCP, numa exposição que fez parte do programa comemorativo do seu centenário deste partido, a segunda exposição do Gabinete Gráfico revela a estética punk e do-it-yourself das fanzines, desde os anos 80 até aos nossos dias.

Em Materiais Inflamáveis, os curadores Paula Guerra e Pedro Quintela e o Núcleo de Programação do Museu da Cidade selecionaram um conjunto de fanzines, réplicas de fanzines, músicas, cartazes, flyers e materiais videográficos produzidos por movimentos independentes e de experimentação artística da cidade.

O Curso Breve com o mesmo título, que decorreu em maio, preparou terreno teórico fértil a esta temática, estando ainda prevista uma oficina para a produção de fanzines, que acontece no dia 24 de julho.

Inserida no contexto da KISMIF Conference e Summer School, cujo mote é DIY Cultures and Global Challenges, a exposição decorre até 15 de agosto, estendendo a possibilidade de olhar para os média alternativos da cultura punk e underground que ecoam até aos dias de hoje.

O Gabinete Gráfico tem entrada livre no habitual horário da Biblioteca.

O espaço do Museu da Cidade, situado no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, desenvolve um programa de exposições temporárias e oficinas dedicadas ao diverso ecossistema de produção gráfica existente no Porto. A Materiais Inflamáveis segue-se Errata, que traz a público o trabalho omitido de mulheres designers durante o século XX.