Cultura

Estatueta mística africana é tema para conversa sobre poder, magia e religião

  • Notícia

    Notícia

#DR_objeto_14_abril_2018.jpg

Uma estatueta congolesa, vulgarmente chamada "boneco vudu", é o tema da conversa que leva o ciclo Um Objeto e Seus Discursos por Semana até à Fundação Portugal África, pelas 18 horas do próximo sábado.

"Nkisi nkondi" [figura de poder] é o nome desta estatueta mágico-religiosa do final do século XIX, proveniente da bacia do Congo e propriedade da Universidade do Porto.

A figura resulta de uma criação conjunta entre o artesão, que materializa uma figura humana partindo de um tronco de madeira, e o nganga (curandeiro), que aciona o poder mágico da figura através de um ritual.
No interior da "Nkisi nkondi", as matérias mágicas (oriundas de vegetais, animais ou de outro tipo) providenciam proteção, cura ou justiça para a aldeia, crê-se.  

A arqueóloga Rita Gaspar e a especialista em ciências do oculto Sandra Gradim são as oradoras convocadas para esta conversa sem preconceitos, que será moderada pela presidente da Fundação Portugal África e da COSEC, Maria Celeste Hagatong.

A participação nesta sessão de Um Objeto e seus Discursos por Semana tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido online.

Saiba mais sobre este ciclo municipal dedicado ao património material e imaterial do Porto no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.

Pode garantir o seu lugar adquirindo bilhete que é disponibilizado no primeiro dia útil do mês a que diz respeito, em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.