Sociedade

Estão entregues os prémios para as melhores montras de Natal do comércio local

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foram atribuídos nesta quarta-feira os prémios relativos ao Concurso de Montras de Natal 2022, tendo sido igualmente distinguidas as montras “Amiga do Ambiente” e “Eleita pelo Público”.

Na sequência da votação unânime do Executivo municipal, na reunião pública de segunda-feira, que deliberou aprovar a atribuição dos prémios do Concurso de Montras de Natal 2022, de acordo com a proposta do júri, o vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente, procedeu nesta quarta-feira à entrega dos respetivos galardões.

A grande vencedora do concurso foi a montra de VYP – Very Young People, que conquistou o primeiro prémio, no valor de 2250 euros. A segunda posição coube à candidatura de Aquela Kombucha, com uma recompensa de 1750 euros, enquanto a montra de Mel Living recolheu os 1250 euros correspondentes ao terceiro lugar no concurso.

Foi atribuído um troféu a cada estabelecimento comercial premiado, de acordo com o regulamento do concurso. Houve ainda lugar à atribuição de menções honrosas aos concorrentes que completaram o top-10 da classificação: Chocolataria Equador (4.º lugar); Casa dos Forros (5.º); Good Things Will Happen Soon Store & Café (6.º); Luís Buchinho (7.º); Rocha & Leitão Lda. (8.º); Embaixada Júnior (9.º); e Torta de Noz Porto (10.º).

Tendo sido admitidas mais de 90 montras a concurso, as candidaturas foram avaliadas segundo critérios de originalidade e criatividade; integração do produto da loja no comércio; cores, materiais utilizados e iluminação; e estética do conjunto (harmonia da imagem).

Nos termos do regulamento, foi atribuído à proposta apresentada a concurso pelo Armazém dos Linhos de Filipa Pinto Bastos, Lda. o título de “Montra Amiga do Ambiente” por integrar, de forma original e criativa, produtos que foram reutilizados e reaproveitados, decorrentes da própria atividade, bem como produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam reciclados.

A candidatura do Café Corcel foi distinguida com o título de “Montra Eleita pelo Público”, resultado da votação dos munícipes e visitantes do Porto, que puderam manifestar-se online, através da leitura de um QR Code associado ao identificativo numerado de cada montra a concurso.