Ambiente

Estão aí as camélias e trazem à cidade a festa mais florida do ano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_exp_camelias_sabado_10.jpg

Filipa Brito/ João Queirós

São as camélias que confirmam a chegada da primavera ao Porto. A flor mais acarinhada pela cidade está de volta com a tradicional exposição, um concurso, visitas guiadas e até música. O programa associado à 27.ª Exposição de Camélias estende-se até domingo, florindo a cidade desde o Parque São Roque ao Jardim Botânico. A entrada é livre.

As visitas às também conhecidas como Japoneiras, Rosas da China ou Rosas do Japão do Parque São Roque acontecem quinta e sexta-feira, às 15 horas, e contam com a orientação do arquiteto paisagista João Almeida e do presidente da Casa São Roque, Pedro Álvares Ribeiro.

Sábado e domingo, as visitas fazem-se da parte da manhã, às 10 horas. No domingo há ainda uma visita especialmente dirigida às crianças. As inscrições – gratuitas - devem ser feitas através da página da Casa São Roque.

Esta sexta-feira, uma personagem em andas vai distribuir camélias por todos os que passarem nas estações de metro da Trindade e da Casa da Música, assim como pela estação de comboios de São Bento.

A exposição abre as portas ao público às 14 horas de sábado com a cerimónia de entrega de prémios para a Melhor Camélia, Melhor Camélia de Origem Portuguesa e Melhor Ornamentação de Mesa/Arranjo Floral, a ter início às 15h30.

Ao longo da tarde, a animação está entregue aos mestres de cerimónia Persil Noir, que desfilam pela festa a espalhar magia e pétalas, e à música do quarteto de cordas Adlib Strings, do projeto de música tradicional portuguesa Ciranda e do Quinteto de Sopros do Conservatório de Música do Porto.

Camélias e Vinho do Porto

Para sábado, às 16 horas, está ainda programada uma prova de Vinhos do Porto com Cristiano Van Zeller, um dos mais importantes produtores de vinho do Douro. As inscrições fazem-se na página da Casa São Roque.

O último dia da festa é dedicado às artes com oficinas de origami, decoração de máscaras, criação de postais, criação de mosaicos com elementos naturais recolhidos no parque e um workshop sobre o cultivo de camélias.

A animação é entregue ao teatro de marionetas, com o espetáculos da Trupe Fandanga, “Onirotóptero”, ao teatro dos Boca de Cão, “Alforria”, e à música do quarteto de jazz de músicos formados na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música do Porto, do harpista Eduardo Dias Martins e do grupo vocal dedicado à música portuguesa dos séculos XVI e XVII, Cupertinos.

Também no domingo, o destaque vai para uma flor especial, a Camellia japonica 'Vinho do Porto'. Nascida num concurso lançado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. e pela Associação Portuguesa das Camélias, esta espécie será plantada no Jardim Botânico da Universidade do Porto.

Com toda a cerimónia do momento, o evento tem início às 11 horas e inclui uma visita guiada à coleção de Camélias Históricas, por Paulo Farinha Marques, diretor do Jardim Botânico.

O reencontro dos portuenses com a flor que a cidade recebeu como sua logo nos primeiros anos do século XIX é uma iniciativa da Câmara do Porto e da Associação Portuguesa das Camélias, em parceria com a Casa São Roque.

O programa em detalhe pode ser consultado no documento em anexo.