Sociedade

"Estamos Juntos" para diminuir o isolamento da população sénior

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto assinou com a empresa municipal Domus Social e as juntas e uniões de freguesia um protocolo de colaboração, no âmbito do programa municipal “Estamos Juntos”, com vista a dar uma solução integrada e gratuita à população sénior do concelho, com mais de 65 anos e que viva em situação de isolamento social e se encontrem em situação de carência humana.

A assinatura dos protocolos de colaboração decorreu esta terça-feira, nos Paços do Concelho, contando com as presenças dos vereadores da Coesão Social, Fernando Paulo, da Habitação e Espaço Público e também presidente do conselho de administração da Domus Social, Pedro Baganha, para além de alguns presidentes e/ou representantes das juntas e uniões de freguesia. "Este programa [Estamos Juntos] apresenta-se como uma solução gratuita para os munícipes, que integra a componente tecnológica e humana, monitorizando as pessoas idosas de forma contínua e em tempo útil", afirmou Fernando Paulo.

"Não podemos deixar de considerar que para cada 100 jovens temos 228 seniores com mais de 65 anos. A diminuição do isolamento social não desejado é estruturante para a promoção do envelhecimento bem-sucedido", acrescentou o vereador da Coesão Social.

Com o envolvimento das juntas e uniões de freguesia, estas passam, segundo o protocolo, a ter competências de identificar e contactar os possíveis beneficiários do programa, preencher e enviar aos serviços da autarquia os formulários exigidos, articular com os beneficiárias/os a ativação do serviço, monitorizar e acompanhar os beneficiários e informar a autarquia de alterações ao estado da candidatura.

Aderentes do "Chave de Afetos" podem inscrever-se

São elegíveis para o "Estamos Juntos", os residentes no Município do Porto, com mais de 65 anos, que tenham uma rede suporte insuficiente ou inexistente e se encontrem em comprovada situação de carência económica.

As candidaturas devem ser realizadas em nome do potencial beneficiário e remetidas aos serviços do Departamento Municipal de Coesão Social, através de correio eletrónico para dmcs@cm-porto.pt ou da submissão dos dados e documentos de suporte em plataforma informática.

Recorde-se que o Município foi investidor social do programa Chave de Afetos, promovido pela Misericórdia do Porto, que permitiu garantir a teleassistência a cerca de 500 seniores, que vivem em situação de isolamento, e que teve como parceiros, para além do Departamento Municipal de Coesão Social, a Domus Social e as Juntas de Freguesia.

A partir de agora, e caso manifestem interesse, os aderentes do serviço de teleassistência serão transferidos para o Programa Estamos Juntos, mediante indicação da entidade parceira sinalizadora e após instrução do processo, de acordo com as normas de candidatura. Todos vão receber uma carta a informar do término do "Chave de Afetos" e da possibilidade de instruírem novo processo para aderirem ao novo programa de teleassistência do Município do Porto, que entrará em funcionamento a partir do dia 23.