Desporto

Estádio universitário recebe segunda edição do torneio de rugby

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_comemoracoes_centenario_rugby_portugues_2022_16.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Este domingo, dia 19 de março, o Estádio Universitário do Porto será o centro do rugby de formação. O torneio contará com dois momentos complementares e deverá reunir mais de 200 "lobitos", aspirantes a profissionais da modalidade. Este torneio de formação acontece no mesmo dia em que a seleção portuguesa de rugby de XV vai tentar conquistar, em Badajoz, às 19h00, um dos principais títulos europeus de seleções.

Domingo de bola… oval! É o que se espera neste domingo, a partir das 10h00. O torneio de rugby de formação S14 – Cidade do Porto abrange praticantes com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos, e decorrerá todo o dia, com dois momentos agendados.

O torneio de desenvolvimento decorre na parte da manhã, entre as 10h00 e as 12h30, reunindo jogadores do Porto (Escola de Rugby do Porto, Colégio S. Dinis, CDUP e Sport) e de clubes da zona Centro (Rugby Clube da Bairrada, da Lousã e Tondela). Da parte da tarde acontece o torneio de aperfeiçoamento, que contará com clubes da cidade do Porto (Escola de Rugby do Porto, Centro Desportivo Universitário do Porto e o Sport Rugby), de Lisboa (Centro Desportivo Universitário de Lisboa e Grupo Desportivo Direito) e de Santarém (Rugby Clube da cidade).

Cinco equipas na cidade

Sendo o rugby uma das modalidades com um número crescente de praticantes dos escalões infantis e juvenis na cidade, "é muito importante que este torneio também tenha jornadas no Porto, por forma a solidificar a prática desta modalidade", justifica José Luís Vareta, da organização do evento e figura incontornável do rugby nacional.

O Porto conta, atualmente, com cinco clubes de rugby: Cercar-te, CDUP, Colégio S. Dinis, Sport e Escola de Rugby do Porto.

E porque é de rugby, de esperanças e de futuro que estamos a falar, de relembrar que será também este domingo, 19 de março, que a Seleção portuguesa de rugby de XV vai tentar conquistar um dos principais títulos europeus de seleções - o Rugby Europe Championship 2023.

Nos últimos anos, os feitos dos nossos Lobos – como são conhecidos os jogadores de rugby que vestem as cores da bandeira nacional – não passaram despercebidos dos portugueses, nem tão pouco dos jovens "lobitos" de formação e aspirantes a integrarem as fileiras da seleção.

De recordar que o XV luso vai disputar o Mundial de Rugby, que vai acontecer, entre setembro e outubro deste ano, em França.