Desporto

Estádio de Praia recebe este verão competições de 10 modalidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A partir deste mês e até setembro, o recinto instalado pela Câmara do Porto na Praia Internacional vai acolher os desportos de areia mais populares, mas também outros menos prováveis. A abertura da temporada deu-se este fim de semana, com a 8.ª jornada do Campeonato de Elite de Futebol de Praia, organizado pela Associação Futebol do Porto (AFP).

A abertura contou com a presença da vereadora do Desporto, Catarina Araújo, e do presidente da AFP, José Neves. Este ano, a temporada de desportos de praia irá estender-se por 14 fins de semana seguidos, até ao dia 3 de setembro, e termina com uma novidade: um concerto de encerramento. Às modalidades habituais – futebol, rugby, voleibol, andebol, ténis e futevólei – juntam-se, ainda, quatro estreantes: o hóquei, o teqball, o basquetebol 3x3 e o cross training.

Durante este mês, o espaço desportivo vai receber o Porto Futevólei Open (dias 10 e 11), o Porto Beach Rugby (de 14 a 18) e o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia (de 23 a 25). O Estádio de Praia é uma iniciativa da Câmara do Porto, implementada pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto.

Estreia do hóquei de praia e do teqball

Julho começa com dois torneios das novas modalidades: nos dias 1 e 2 disputa-se o Beach Hockey, competição de hóquei de praia, e a 8 e 9 é a vez do Beach Teqball – para quem não sabe, o teqball é uma espécie de ténis de mesa jogado numa tábula curva com uma bola semelhante à do futebol, que pode ser tocada por qualquer parte do corpo menos as mãos.

Curiosamente, é apenas com as mãos que se joga o desporto que ocupará o Estádio de Praia nos dois últimos fins de semana de julho. De 20 a 23 e de 27 a 30 realizam-se a quarta e a quinta etapas do And’Praia, circuito nacional de andebol na areia. Pelo meio (dias 15 e 16) há ainda mais uma passagem do Campeonato de Elite de Futebol de Praia.

Agosto chega com outra estreia, já que nos dias 5 e 6 decorre a jornada portuense do Circuito Nacional de 3x3 (basquetebol). Seguem-se depois três provas de futebol de praia organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF): a 12 e 13 joga-se a fase final do Campeonato Nacional Feminino, a 14 e 15 a etapa derradeira do Campeonato Sub-19 Masculino e entre 17 e 20 a Taça Nacional em Seniores Masculinos. O mês termina com o Porto Beach Tennis, no fim de semana de 26 e 27.

Para o final está guardada outra nova disciplina do calendário desportivo de verão, o cross training, com a estreia dos Porto Beach Games, a 2 e 3 de setembro.