Sociedade

Estacionamento tem novas regras na Foz, Aviz e Pinheiro Manso a partir de segunda-feira

  • Notícia

    Notícia

#fib_rua_pedro_homem_melo.jpg

Devolver o espaço público ao cidadão é a grande prioridade da estratégia de mobilidade que prevê novas regras de estacionamento nas zonas da Foz, Aviz e Pinheiro Manso a partir da próxima segunda-feira, 27 de janeiro.

Esta reorganização implica a entrada em funcionamento de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL), sujeitas a pagamento e sob gestão direta municipal, introduzindo assim vantagens para todos. Desde logo, a melhor organização do espaço público surge associada a uma maior disponibilidade de lugares vagos, na sequência da rotação induzida, bem como a mais lugares para cargas e descargas.

A taxa é de 0,40€/ e a duração máxima é de 2 horas, havendo um conjunto de arruamentos em que esse limite é de 4 horas, de acordo com a informação disponível em cada máquina de pagamento.

Paralelamente, os moradores em cada uma das ZEDL beneficiam de um estatuto especial com a disponibilização de "Avenças para residentes" (a solicitar no Gabinete do Munícipe e com a validade de um ano civil) com regras próprias, nomeadamente permitindo o estacionamento nas ruas pertencentes à zona de residência do titular, sem limite de tempo.

Podem ser atribuídas até três avenças por fogo desde que os residentes tenham residência principal e permanente num dos arruamentos com estacionamento de duração limitada do Município do Porto e que cumpram os requisitos previstos no Código Regulamentar do Município do Porto.

Alvo de contactos prévios com moradores, comerciantes e União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e resultantes de decisão da Assembleia Municipal, as medidas vêm assim contribuir para a gestão integrada da mobilidade na cidade e ajudar a reduzir o estacionamento abusivo na via pública, estando alicerçadas em estudos de mobilidade com vista a promover o maior uso do transporte público, melhorar as condições do espaço público e, em simultâneo, as condições para a deslocação pedonal e ciclável.

Também a partir do mesmo dia, está em funcionamento um Posto de Atendimento para prestar esclarecimentos sobre estas novas medidas, que fica situado na Rua de Calouste Gulbenkian, s/n - Parque de estacionamento Mota Galiza Piso -1 e tem o número de telefone 221 133 900, fazendo atendimento 2ª a 6ª feira das 9 às 19 horas.

Saiba mais sobre as ZEDL e esclareça quaisquer dúvidas AQUI.

Veja ao pormenor quais as ruas abrangidas por aquelas três ZEDL a partir de 27 de janeiro:

- Foz

- Aviz 

- Pinheiro Manso