Mobilidade

Estação de metro do Hospital São João reabre nesta sexta-feira e duplica capacidade de circulação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_estacao_metro_hospital_sao_joao_01.JPG

Filipa Brito

Após obras de beneficiação, a estação de metro do Hospital São João reabre nesta sexta-feira aos passageiros, a partir das 6 horas. Um investimento na ordem dos três milhões de euros, suportados pela Câmara do Porto e pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

As obras, que arrancaram no final de agosto do ano passado, permitiram uma significativa melhoria das condições de conforto e de intermodalidade na zona do Hospital e do Polo da Asprela, podendo a circulação nesta linha aumentar progressivamente dos atuais 11 para uns futuros 16 veículos por hora e sentido.

Este aumento de quase 50 por cento vai traduzir-se, segundo comunicado da Metro do Porto, numa melhoria direta das frequências no percurso que liga o Hospital a Santo Ovídio (e posteriormente, com a empreitada de prolongamento da linha, também a Vila d’Este). Desta forma, a linha Amarela (D) "ganhará maior capacidade (para servir até cerca de sete mil clientes/hora/sentido) e melhores frequências (podendo ir até intervalos de três minutos e meio entre veículos)", ao contrário dos atuais seis.

No entanto, o aumento de frequências "será efetuado em função das necessidades determinadas pela retoma da procura, bem como, em termos práticos, pelas condições operacionais associadas ao prolongamento da Linha Amarela a sul, entre Santo Ovídio e Vila d’Este”, acrescenta a empresa.

A empreitada prosseguirá agora na envolvente ao canal do Metro, com a conclusão das duas novas lojas Andante, uma no final da linha e outra no Polo Universitário.