Sociedade

Esta noite, o palco do Coliseu é da mesma matéria de que são feitos TODOS os sonhos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Esta noite, o palco do Coliseu do Porto torna-se no lugar de todos os sonhos. Os profissionais do MXM Center e do balleteatro são a rede, mas os verdadeiros protagonistas do espetáculo “TODOS” são os 16 jovens dos bairros do Cerco e da Pasteleira que encontraram, juntos, forma de dar vida aos seus sonhos através da arte e agora querem fazê-los crescer. Pela arte, pela partilha, pela luz. “TODOS” acontece nesta quarta-feira, às 21 horas, numa das mais emblemáticas salas de espetáculo da cidade. A entrada é gratuita, até à lotação da sala e mediante levantamento do respetivo bilhete, disponível na bilheteira do Coliseu Porto Ageas.

No centro está um sofá vermelho onde há espaço para todos. No entanto, a orientação é para que “aproveitem bem o palco, não tenham medo”. Com maior ou menor à vontade, com mais ou menos confiança em si próprios, os jovens seguem as dicas de um dos orientadores durante o ensaio geral. A pouco e pouco, o sonho vai-se expandindo e ocupando todo o Coliseu.

Risoleta vai aproveitando todos os espaços e momentos para ensaiar melhor os passos de breakdance que vem aprendendo. Quer estar em sintonia com as colegas. Aos 17 anos, o “TODOS” mostrou-lhe que “a conviver uns com os outros aprendemos todos e ninguém aprende sozinho”. Para a jovem da Pasteleira Nova, “a arte quebra todas as barreiras”, enquanto ensina que “dedicação é tudo e que temos que nos esforçar para conseguir aquilo que queremos”.

Lá atrás, os músicos fazem os testes e vai-se ouvindo a canção escrita pelos protagonistas: “O meu sonho é saber sonhar / Sou livre para sonhar, sou livre para voar / Só preciso que o mundo me oiça dizer / Eu sou capaz”.

Para José, a música é o centro de tudo. “Desde pequeno, sempre gostei de música, sempre me afastou dos problemas. Distraía-me a cabeça”, partilha. Foi por isso que quis fazer parte do projeto “Vamos imaginar um bairro de luz”, onde, ao longo de três residências artísticas, “estivemos a criar e a imaginar juntos, a criar letras, a fazer músicas”. “E”, acrescenta, “acima de tudo estivemos a evoluir”. Para o jovem de 13 anos, este é um lugar onde “podemos evoluir, podemos imaginar”.

Ligar TODOS numa cidade de TODOS

“TODOS” é o topo da montanha escalada pelos projetos “TODOS – Sonhos em movimento” e “Vamos imaginar um bairro de luz”, dinamizados pela Domus Social no âmbito do AIIA – Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, apoiado pelo Município do Porto. Há música, dança, teatro, tudo criado pelos jovens, com a ajuda dos profissionais.

“O espetáculo que vamos apresentar tem essa contaminação entre a música e a dança e é feito desta matéria que foi o nosso propósito neste programa”, afirma Isabel Barros que, ao lado de Max Oliveira, assume a direção artística do “TODOS”.

“Estes projetos de caráter social através da arte são extremamente ricos”, acrescenta, com a certeza de que “temos motivação e queremos trabalhar com a cidade”. Trata-se aqui de “uma integração ativa”, de “incluir pela arte desta forma tão emotiva”.

“É trazer os jovens para outras realidades, até para os espaços onde os projetos têm sido apresentados. Muitos deles nunca estiveram aqui, muito menos no palco. Portanto, há também esta ligação com a cidade, é um aproximar destes territórios que estão às vezes um pouco fechados em si”, partilha Isabel Barros.

Para Max Oliveira, “estes projetos acrescentam muito a estes jovens. E a nós também, que aprendemos muito com eles”. O responsável do MXM Center, que tem igualmente levado aulas de breakdance aos jovens através do Desporto do Bairro, não tem dúvidas de que “são projetos destes que fazem e que criam realmente a mudança de vidas. Provocam uma mudança de vida para um caminho mais positivo, muitas vezes”, além de representarem “uma mais-valia para a vida deles e para o desenvolvimento intelectual, psicomotor, criativo, mas também na parte da aprendizagem técnica”.

Para o espetáculo desta noite, José confessa que espera “nada mais do que uma coisa incrível” e está certo de que “vamos compartilhar um momento muito bom juntos”. “Que haja mais momentos assim”, partilha.

E porque é de sintonia e trabalho conjunto que se trata o “TODOS”, Risoleta também espera “que seja incrível e que todos gostem da mesma maneira que nós gostamos”. “Que consigamos transmitir a mensagem que tem: juntos conseguimos fazer coisas incríveis se pusermos as nossas diferenças de lado”. Que “todos sejam luz”, diz a mensagem inicial do “TODOS”.