Sociedade

Está de regresso o concurso que premeia a criatividade das montras de Natal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_montras_natal_2020_02.jpg

2.º lugar: Armazém dos Linhos (2020)

Filipa Brito

A magia do Natal combina com montras criativas. Tal como é tradição, o Município do Porto promove o concurso que distingue os estabelecimentos comerciais da cidade cujas vitrinas mostrem mais originalidade.

Está a chegar a altura mais mágica do ano, que vai trazer um colorido especial às ruas da cidade – não só com as tradicionais iluminações, que serão ligadas no final deste mês, mas também com os habituais concursos que promovem o espírito natalício: as inscrições no Concurso de Presépios estão a decorrer até 23 de novembro; as candidaturas ao Concurso de Montras de Natal abrem em breve.

A partir de 16 de novembro, será possível aos estabelecimentos comerciais da cidade apresentarem as suas decorações alusivas à quadra natalícia, que serão avaliadas por um júri segundo critérios de originalidade e criatividade; integração do produto da loja no comércio; cores, materiais utilizados e iluminação; e estética do conjunto (harmonia da imagem).

Para além de cumprir uma “tradição cultural da cidade”, este concurso visa “perpetuar a tradição de decorar as montras com símbolos alusivos às festividades natalícias, com vista a promover o envolvimento dos empresários e comerciantes do comércio local e de rua, com o objetivo comum de dinamizar e revitalizar o comércio através da promoção de manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo”, pode ler-se no programa da iniciativa.

“São admitidas a concurso todas as pessoas singulares ou coletivas que explorem, na cidade do Porto, qualquer estabelecimento comercial, que preencha os seguintes requisitos: esteja aberto ao público, com atividade em funcionamento; integre montras visíveis ao público; tenha porta aberta ou porta de acesso para a rua”, acrescenta o regulamento.

As montras apresentadas a concurso deve “apresentar alegoria que enquadre a quadra natalícia, com os artigos ou produtos vendidos nesse estabelecimento”. Deverão estar devidamente iluminadas e poder ser vistas pelo público, desde o dia 7 até ao dia 25 de dezembro, das 10h às 19h, de segunda-feira a sábado.

Há prémios para as melhores montras: 2.250 euros para o primeiro classificado, 1.750 euros para o segundo, e 1.250 euros para o terceiro. Os premiados recebem também um troféu do Município do Porto, podendo ser atribuídas, sob recomendação do júri, menções honrosas aos concorrentes classificados entre o 4.º e o 10.º lugares.

“Pode haver lugar a atribuição do título Montra Amiga do Ambiente, se a proposta integrar princípios ambientais, nomeadamente, o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos”, indica o programa do concurso. Neste caso específico será valorizada a montra que integre, de forma original e criativa, produtos que foram reutilizados e reaproveitados, decorrentes da própria atividade, bem como produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam reciclados.

Os munícipes e os visitantes do Porto serão chamados a votar na atribuição do título “Montra Eleita pelo Público”, cuja votação será realizada online, através da leitura de um QR Code associado ao identificativo numerado de cada montra a concurso.

Os interessados devem apresentar a candidatura de 16 a 30 de novembro, até às 17h (inclusive), preferencialmente através do Portal do Munícipe, ou presencialmente no Gabinete do Munícipe, sito na Praça do General Humberto Delgado, n.º 266, 4000-286 Porto (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h). No caso de impossibilidade ou de dificuldade em submeter a candidatura pelos dois meios identificados anteriormente deve enviar a mesma para o endereço de correio eletrónico comercio@cm-porto.pt, indicando no assunto: Concurso “Montras de Natal”.

Consulte mais informações e aceda à ficha de inscrição aqui.