Cultura

Está de regresso mais um ciclo do Há Filmes na Baixa!

Está de regresso, pelo quarto ano, o ciclo de programação Há Filmes na Baixa!, uma iniciativa do Porto/Post/Doc que leva ao Passos Manuel, até ao próximo dia 9 de fevereiro, alguns dos melhores documentários exibidos no festival que decorreu no final de novembro.

Trata-se de mais um exemplo da estratégia de fazer regressar o cinema à Baixa do Porto, objetivo que tem vindo a ser consolidado com a reabertura do Trindade, o anúncio de recuperação do Batalha, a programação regular de cinema alternativo no Campo Alegre e o lançamento do cartão Tripass.

Neste que será já o quarto ano do 'Há Filmes na Baixa!', a programação é de luxo e reflete o que de melhor se faz no cinema documental em Portugal, prolongando a atividade do Porto/Post/Doc.

O ciclo será desdobrado em duas semanas, prolongando-se até 9 de fevereiro, com a exibição de cinco documentários que são exemplares da diversidade do documentário contemporâneo.

Dois desses documentários - 'Eldorado XXI', de Salomé Lamas; e 'Ama-San', de Cláudia Varejão - foram premiados no festival e são dois representantes do melhor cinema português de 2016.

Melhor filme nacional no DocLisboa, Ama-San é exibido em antestreia comercial esta quarta-feira (repete depois a 2 de fevereiro), no Passos Manuel. O documentário acompanha a prática piscatória de mulheres no Japão contemporâneo, resgatando um ritual secular.

Por sua vez, Eldorado XXI, filme vencedor do Porto/Post/Doc, estreia-se no Passos Manuel na última sessão do Há Filmes na Baixa!, a 9 de fevereiro, precisamente no dia em que o filme chega comercialmente a Lisboa.

Eldorado XXI observa a jornada de trabalho em La Rinconada, no Perú, a cidade habitada mais alta do planeta e onde acorrem todo o tipo de pessoas em busca do ouro.

Para além destes dois filmes, o ciclo inclui outro dos sucessos do Porto/Post/Doc: Tarrafal, de Pedro Neves, sobre as memórias do Bairro S. João de Deus, no Porto, e que tem exibição agendada para 8 de fevereiro.

Todas as sessões do Há Filmes na Baixa começam às 22.00 horas e têm um custo fixo de 4 euros. O cartão Tripass garante um desconto de 25%.

Programação completa e outras informações em: www.portopostdoc.com