Mobilidade

Está concluída a ligação do Terminal Intermodal de Campanhã aos serviços de comboio e metro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Está concluída a ligação do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) às estações da CP e da Metro do Porto. A passagem inferior pedonal norte vem permitir a interligação entre o edifício do terminal e os serviços de comboios (regionais, intercidades, internacionais e suburbanos IP/CP) e de metro ligeiro, complementados pelos serviços de transporte urbano STCP, táxis, kiss & ride e, por fim, os espaços de estacionamento de automóveis e bicicletas.

A passagem é constituída por um átrio, acessos poente às linhas e ao metro, circulação principal e corredores de acesso às plataformas e zonas técnicas, apresentando um conteúdo programático “simples e funcional do espaço público”.

Inaugurado a 20 de julho de 2022, o Terminal é já um importante hub de ligação entre transportes, com um grande impacto na cidade a nível de mobilidade e ambiente. É também o primeiro terminal do país a ligar os meios de transporte de forma simples e eficiente, sendo um centro de partidas e chegadas rodoviárias do Porto e da Região Norte.

A intervenção agora terminada esteve a cargo da GO Porto e teve um investimento municipal de aproximadamente 940 mil euros.