Sociedade

Concurso de Presépios já está aberto e recebe candidaturas até ao dia 11

  • Notícia

    Notícia

#DR_presepio_ganhador_2016.jpg

A Câmara do Porto abriu o habitual Concurso de Presépios, cujo prazo de submissão de candidaturas decorre até às 16 horas de 11 de dezembro.

Para a edição de 2017, o Município, através do Pelouro da Cultura, convida todas as pessoas e entidades da cidade a participarem nesta iniciativa que pretende contribuir para manter viva uma das mais belas tradições de Natal. Para tal, devem consultar e respeitar o respetivo regulamento, que está disponível na página eletrónica www.cm-porto.pt.

Aberto a todas as pessoas singulares ou instituições públicas ou privadas, como escolas, IPSS e associações do concelho, o Concurso de Presépios tem por objetivos a promoção, dinamização e preservação da tradição cultural da construção do Presépio no Município do Porto, estimulando a manifestação artística e o espírito criativo.

As candidaturas poderão ser entregues até às 16h00 do dia 11 de dezembro, de forma presencial na Divisão Municipal de Museus e Património Cultural (sita na Casa Tait - Rua de Entre Quintas, 219) ou por mensagem eletrónica enviada para o endereço concursos.cultura@cm-porto.pt.

No caso de concorrentes individuais, o concurso contempla três categorias, nomeadamente: concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos de idade; acima dos 15 anos; e equipas de apoio a pessoas com necessidades especiais.

Além disso, o regulamento prevê que os presépios sejam instalados na área do Município do Porto, em local onde possam ser vistos pelo público em geral e ficando expostos permanentemente, até 6 de janeiro.

O júri - constituído por um representante da Direção Municipal de Cultura e Ciência, um representante do Departamento de Bens Culturais da Diocese do Porto e um elemento especialista - tomará a decisão com base nos seguintes critérios:

- criatividade na conceção e nos materiais utilizados;

- tema e qualidade da interpretação;

- domínio das técnicas e qualidade plástica;

- inclusão de marcas identificativas da cidade.

A lista definitiva dos concorrentes será publicada no dia 15 de dezembro, no sítio eletrónico institucional do município, em edital a afixar no Gabinete do Munícipe e na Direção Municipal de Cultura e Ciência (sita no Palacete dos Viscondes de Balsemão - Praça de Carlos Alberto, 71).

Para efetuar as candidaturas, devem também ser consultados o Programa do Concurso de Presépios e a Ficha de Inscrição no Concurso de Presépios - 2017.