Cultura

Está aberto concurso para identidades visuais do Polo Cultural do Matadouro e Museu das Convergências

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_modu_zona_exterior_restauracao.jpg

DR

Este concurso visa a criação das identidades visuais e gráfica para dois novos equipamentos municipais: Polo Cultural do Matadouro e Museu das Convergências. As candidaturas estão abertas até 29 de agosto.

Foi lançado nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, em Diário da República, o concurso para a "Conceção das Identidades Visuais e Gráficas do Polo Cultural do Matadouro e do Museu das Convergências", na modalidade de concurso limitado por prévia qualificação.

No âmbito da política de valorização e internacionalização cultural do município do Porto e na operação de requalificação e revitalização do Antigo Matadouro Industrial da cidade, o Polo Cultural deste renovado local irá acolher o Museu das Convergências, a extensão da Galeria Municipal do Porto, um espaço de práticas educativas e os ateliers municipais.

Neste caso, a proposta de identidade deve traduzir a sua vocação de espaço de encontro, diversidade de práticas e processos de disseminação de conhecimento através das artes representadas pelos projetos que alberga.

Já o novo Museu das Convergências tem como propósito a valorização e musealização do acervo da Coleção Távora Sequeira Pinto, para além de outros bens artísticos e culturais.

A atividade deste núcleo comporta, além dos espaços de natureza expositiva, espaços de acolhimento, mediação e investigação, tais como receção, biblioteca, centro de documentação da coleção, espaço educativo, entre outros.

Proposta de identidade visual e gráfica

Para este espaço deve ser desenvolvida uma imagem que promova a comunicação e atividade programática à escala local, nacional e internacional. Procuram-se, desta forma, propostas diferenciadoras que potenciem a riqueza e diversidade da coleção, relacionando este projeto museológico com a arquitetura envolvente.

No seguimento do lançamento destes novos projetos, e através deste concurso, pretende-se a seleção de uma proposta de identidade visual e gráfica que deverá traduzir a sua vocação de espaço de eventos, com a capacidade de alcançar diferentes públicos.

Procuram-se, assim, propostas que se desenvolvam através de variados suportes impressos e digitais e que consigam um equilíbrio entre a autoria da linguagem visual – individual, de atelier ou de novos coletivos formados para elaboração da proposta – e a definição de uma identidade para o novo Polo Cultural do Matadouro e Museu das Convergências.

O prazo limite para envio das candidaturas é 29 de agosto, até às 23h59.

Os documentos que constituem a proposta devem ser apresentados através da plataforma eletrónica acinGov (aqui, com a seguinte referência: R_2282/2024 - Concurso de Conceção das Identidades Visuais e Gráficas do Polo Cultural do Matadouro e do Museu das Convergências).