Economia

Essência do Vinho celebra 20 anos com programa reforçado no Palácio da Bolsa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_essencia_do_vinho_2023_07.jpg

Andreia Merca

A Essência do Vinho celebra este ano um marco importante: vinte anos do maior evento de vinhos do país. A comemoração está marcada, como habitualmente, para o Palácio da Bolsa, a partir desta quinta-feira e até domingo. Haverá mais de quatro mil vinhos em prova aberta, de mais de 400 produtores, nacionais e estrangeiros.

"Parece ter sido ontem, mas tudo começou em 2004. O evento que revolucionou a forma de apresentar e comunicar os vinhos portugueses ao público está a celebrar 20 anos e a ultimar uma das melhores programações de sempre", refere a organização.

A iniciativa traz este ano algumas novidades ao Palácio da Bolsa, como por exemplo o espaço "The Room Experience", onde os visitantes terão a oportunidade de provar vinhos de 20 das grandes famílias mundiais da produção vitivinícola.

Como é habitual, a programação inclui também provas comentadas por nomes conceituados do mundo da enologia e mais uma edição da competição Top 10 Vinhos Portugueses, em que um júri internacional avaliará cerca de 60 amostras dos rótulos mais bem pontuados em 2023 pela Revista de Vinhos.

Semana dedicada ao vinho e enoturismo

Em paralelo, será exibido "Blind Ambition: uma história de superação", um documentário sobre quatro refugiados do Zimbabwe que contrariaram o destino e se tornaram sommeliers de sucesso na África do Sul, chegando a participar na prova mundialmente famosa "World Wine Tasting Champions", em França.

A comunidade autónoma espanhola de Castela e Leão e o estado brasileiro de Minas Gerais são as duas regiões convidadas este ano.

O evento no Palácio da Bolsa encerrará uma semana dedicada ao vinho e ao enoturismo, que desde o dia 18 incluem a "Wine & Travel Week" (encontros, conferências e outras experiências para profissionais), o roteiro Gosto do Porto (preparado pela Revista de Vinhos, com 88 locais da cidade para celebrar a gastronomia de origem) e ainda a estreia mundial do espetáculo "Merina: o ouro espanhol. Oteiza", que decorreu, na terça-feira, no Coliseu do Porto.

Os bilhetes para a edição 2024 da Essência do Vinho já estão à venda na bilheteira online da organização.