Economia

Espírito natalício vale mais de cinco mil euros ao comércio de rua

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A tradição de ir ao circo na época natalícia foi a inspiração da Lopo Xavier para, entre lãs, tecidos, fios de bordar ou artigos de retrosaria, se inscrever no Concurso de Montras de Natal que o Município do Porto organiza todos os anos. A loja na Praça Carlos Alberto distinguiu-se como a grande vencedora, mas foram entregues outros 11 prémios e distinções.

Olhando a critérios como a originalidade e a criatividade, a integração dos produtos da loja, o uso de cores, materiais e iluminação e a estética geral (harmonia da imagem), o júri reconheceu o estabelecimento, que faz parte do programa Porto de Tradição desde 2017, atribuindo-lhe um prémio no valor de 2.250 euros, entregue pelo vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente.

Em segundo lugar no Concurso de Montras de Natal ficou a Oficina dos Violinos, na Rua da Torrinha, que, colocando o Pai Natal e um duende a trabalhar a arte de construir aqueles instrumentos musicais, foi reconhecida com um prémio de 1.750 euros.

O pódio da iniciativa ficou completo com os brinquedos em madeira que retratam a magia da época na montra da Ufalufa, em Miguel Bombarda. A criatividade valeu 1.250 euros.

Como habitual, o Concurso de Montras procurou, igualmente, promoveu a sustentabilidade no comércio da cidade. Nesta edição, o estabelecimento que melhor integrou princípios ambientais, como o compromisso com a proteção do meio ambiente e a promoção do uso sustentável de recursos, levando o prémio “Montra Amiga do Ambiente”, foi a Fundação Inatel, com uma árvore de Natal feita com recurso a velhas publicações em papel.

Também o público pôde escolher a sua montra favorita através de votação online. Neste Natal, os portuenses escolheram as montras embrulhadas da Sapataria Ana, em Santa Catarina.

Além de todos os prémios, o júri reconheceu a criatividade de outros sete estabelecimentos. Assim, a Costa Nova, a Óptica Boavista, a Rocha & Leitão, o Armazém dos Linhos, a Lordien, a Neves Loureiro & C.ª, Lda. e a Meia.dúzia - Sabores de Portugal receberam uma menção honrosa.

Com edições todos os anos, o Concurso de Montras de Natal procura promover a tradição cultural da cidade, promovendo a participação dos empresários e comerciantes locais e, assim, assumindo o objetivo comum de revitalizar o comércio, através de manifestações artísticas e estímulo à criatividade.