Inovação

Espetadores convocados a identificar soluções de mobilidade no acesso ao Estádio do Dragão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_estadio_dragao_2024_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Município do Porto, através da Porto Digital e em colaboração com o Futebol Clube do Porto, vai dinamizar um questionário em larga escala, nos próximos quatro jogos da equipa em casa, para avaliar os hábitos e modos de mobilidade dos sócios e adeptos do clube nas suas deslocações ao Estádio do Dragão.

A iniciativa enquadra-se no projeto europeu GEMINI, o qual propõe a construção de um modelo de gestão integrada da mobilidade em torno deste equipamento desportivo nos dias de grandes jogos/eventos.

Assim, estando o projeto numa fase de diagnóstico e sendo uma das suas premissas o envolvimento das comunidades locais na cocriação, desenvolvimento e adoção de soluções de mobilidade inovadoras, é chegada a hora de perceber as opções e dinâmicas de mobilidade dos adeptos através da presença de uma equipa de promotores no estádio para a recolha de informação valiosa para as fases seguintes do projeto. Paralelamente, na rede de mupis digitais do estádio será ainda possível ler um QR Code de acesso ao questionário e responder através do smartphone. Os jogos abrangidos por esta ação serão:
Porto vs Arsenal – 21/02
Porto vs Benfica – 03/03
Porto vs Vizela – 17/03
Porto vs Vitória – 07/04

A escolha destas partidas prendeu-se com a sua tipologia – três jogos nacionais de diferente dimensão/impacto e um jogo internacional de grande afluência – com o objetivo de estabelecer os padrões de mobilidade dos adeptos por tipo de jogo e, deste modo, permitir a definição das medidas a implementar no âmbito do projeto que correspondam às necessidades reais no terreno.

Nas quatro datas referidas, vai ser feita uma avaliação e monitorização global dos três pilares do projeto: a mobilidade (via questionários e controladoras de tráfego), ambiente e segurança (através dos sensores existentes na cidade e observação especializada).

Com os olhos postos na neutralidade climática, o GEMINI propõe desenvolver e testar modelos de negócio sustentáveis para Novos Serviços de Mobilidade (NMS), criando Mobility Living Labs (MLLs) em 8 cidades europeias (Amesterdão, Copenhaga, Helsínquia, Liubliana, Munique, Paris, Turim e Porto).

No Porto, o piloto em curso estudará vários cenários de mobilidade urbana e integrará veículos particulares, novos serviços de mobilidade partilhada e micromobilidade (ridesharing, bikesharing). Para o futuro, deverão ser consideradas soluções como os serviços de mobilidade partilhada concebidos para complementar os serviços da cidade através de serviços integrados de bilhética ou pagamento em transportes públicos, ridesharing e on/off street parking.

Um piloto com os mesmos objetivos está também a ser implementado em Munique, em torno do estádio do Bayern de Munique (Allianz Arena).

Este projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Horizon Europe, envolvendo um consórcio de 43 parceiros, e pretende contribuir para acelerar o progresso em direção à neutralidade climática, reforçando uma mudança modal por meio da demonstração e adoção de novos serviços de mobilidade partilhada, modos de transporte ativos e micromobilidade e a sua integração com o transporte público em serviços MaaS (Mobility as a Service) de nova geração.