Sociedade

Especialistas vão "Tratar o cancro por tu" em sessão no Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_dia_mundial_contra_cancro_18.jpg

Filipa Brito

O ciclo de sessões “Tratar o cancro por tu”, promovido pelo Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), começa na próxima quinta-feira, 27 de janeiro, no Teatro Rivoli.

A iniciativa, que tem início marcado para as 17,30 horas e será subordinada à temática do cancro do pulmão (consulte o programa), marca o arranque de um conjunto de seis sessões que vão passar por seis cidades de norte a sul do país, entre janeiro e março, todas com entrada livre.

O objetivo, revelou Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, em comunicado, é “chegar às pessoas e contribuir para a literacia no cancro, procurando também humanizar a forma como olhamos para esta doença e compreendê-la num sentido mais amplo”.

A instituição pretende reintroduzir o tema da doença na discussão pública e ouvir os especialistas, numa altura em que um em cada cinco doentes oncológicos viu o seu tratamento ser atrasado por causa da pandemia e cerca de 100 milhões de rastreios foram cancelados em toda a Europa.

Sessões temáticas e que vão além da ciência

Em cada uma das sessões será abordado um tipo de cancro diferente - pulmão, mama, leucemias e linfomas, próstata e pele -, tendo em conta a incidência desse cancro na região do país.

O formato do evento vai para além da ciência e inclui, por exemplo, uma performance especial de Pedro Abrunhosa, textos criados especialmente para o evento por Mário de Carvalho e Afonso Reis Cabral, um depoimento em vídeo da diretora da Agência Internacional de Investigação em Cancro, Elisabete Weiderpass, e testemunhos e imagens captados por Kitato (instagrammer), Filipe Morato Gomes (blog de viagens «Alma de Viajante»), Luísa Pinto (jornalista) e Rui Barbosa Batista (escritor de viagens e blogger).

Do Porto, a iniciativa segue para Braga (3 de fevereiro), Coimbra (17 de fevereiro), Lisboa (3 de março), Vila Real (17 de março) e Évora (31 de março).

Cada sessão irá dar, também, origem a um podcast que estará disponível na plataforma de streaming RTP Play e programas de rádio que serão emitidos na Antena 1.

A entrada é livre, mas sujeita a uma pré-reserva através do email tratarocancroportu@gmail.com.

Calendário das sessões:

27 de janeiro – 17h30: Cancro do pulmão – Porto, Teatro Rivoli
03 de fevereiro – 18h30: Cancro da mama – Braga, Auditório do Centro de Juventude
17 de fevereiro – 18h30: Cancro da próstata – Coimbra – Convento S. Francisco
03 de março – 18h30: Leucemias e linfomas – Lisboa, Salão Nobre Câmara Municipal
17 de março – 18h30: Cancro do cólon – Vila Real, Auditório do Teatro Municipal
31 de março – 18h30: Cancro da pele – Évora, Auditório da Universidade de Évora