Ambiente

Especialistas internacionais estiveram no Porto para avaliar a saúde de árvores classificadas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Gerard Passola e Jesus Puerta, os “doutores” das árvores, vieram ao Porto estudar vários exemplares classificados como de interesse público. O diagnóstico realizado vai agora desencadear uma avaliação pormenorizada sobre o estado de saúde do arvoredo.

No âmbito dos trabalhos de gestão do arvoredo urbano, a Câmara do Porto tem vindo a proceder ao acompanhamento do estado fitossanitário e biomecânico da generalidade das árvores municipais. Nesse sentido, e de forma a realizar uma avaliação mais aprofundada sobre o risco associado a algumas das árvores singulares, foram requisitados os serviços da empresa espanhola Arbol Investigacion y Gestion SL.

Com o apoio de Gerard Passola e Jesus Puerta, arboricultores espanhóis de renome internacional, efetuaram-se nesta semana diversos estudos em árvores classificadas de interesse público.

Foi o caso do conjunto arbóreo de plátanos e de uma araucaria do Jardim da Cordoaria (cujo nome toponímico é Jardim de João Chagas); o conjunto arbóreo de tulipeiros-da-Virgínia, na Praça de Pedro Nunes; o conjunto arbóreo das magnólias-de-flores-grandes do Jardim Marques de Oliveira (Jardim de S. Lázaro); um tulipeiro-da-Virgínia, na Escola EB1 João de Deus; e uma outra árvore da mesma espécie, na Casa Tait.

Foram ainda objeto de estudo os sete pinheiros-mansos da Praça do General Humberto Delgado, em frente à Câmara do Porto; os dois pinheiros-mansos da Avenida da Boavista e uma magnólia-de-flores-grandes, localizada na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, estação do Museu da Cidade.

Estes estudos têm como objetivo uma avaliação pormenorizada do arvoredo, recorrendo a vários métodos de análise, entre eles a análise VTA (Visual Tree Assessment), resistogramas, tomografias e testes de tração. Se houver exemplares a apresentar sinais de doença, caberá aos especialistas prescrever o melhor tratamento.

No Município do Porto estima-se a existência de cerca de 65.000 exemplares arbóreos, distribuídos por arruamentos, espaços verdes, jardins e parques. O interesse de preservação do património arbóreo histórico, cultural, social e ecológico da cidade é uma prioridade na agenda do Executivo Municipal.

Para mais informações sobre o inventário arbóreo da cidade e a sua localização, pode consultar os Mapas Interativos do Porto.