Cultura

Especialistas decifram árvores pré-históricas

  • Notícia

    Notícia

Quinta_Villar_Allen_Pinheiro_Multicaule_Japao.jpg

A Quinta de Villar d'Allen possui pinheiros que são considerados fósseis vivos e que constituem o tema para "Um Objeto e seus Discursos por Semana", que ali se realiza no próximo sábado, dia 27, pelas 18 horas.

Com o nome científico Sciadopitys verticillata, mas mais conhecidos como "pinheiro-guarda-sol-japonês", são uma espécie arbórea muito rara e - como o nome indica - com origem no Japão. Esta planta conífera, de folha perene, pode atingir os 27 metros de altura, o que pode ser confirmado ao vivo na Quinta de Villar d'Allen.

A propriedade, localizada na Rua do Freixo 194, é um dos mais secretos e luxuriantes espaços verdes da cidade e recebe a sessão deste sábado do ciclo que desvenda o património do Porto.

O anfitrião é José Alberto Allen, descendente de família de negócios ligada ao comércio dos vinhos e à floricultura. É trineto de João Allen, criador do primeiro museu portuense, e bisneto de Alfredo Allen, instigador da criação de jardins como o do Palácio de Cristal e da Cordoaria.

O evento conta ainda com a participação do arquiteto paisagista Paulo Farinha Marques, com trabalhos publicados sobre biodiversidade e paisagem e que tem desenvolvido projetos de planeamento, desenho e gestão de paisagem, bem como com a engenheira florestal Isabel Lufinha, especializada em arboricultura urbana e que integra a Divisão Municipal de Jardins, tendo coordenado o projeto "Inventário Arbóreo do Município do Porto" e destacando-se na execução de alguns trabalhos relacionados com a preservação de árvores de interesse especial.

Pode conhecer melhor a Quinta de Villar d'Allen aqui.

A programação completa do ciclo "Um Objeto e seus Discursos por Semana", cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.