Educação

Especialista mundial alerta comunidade educativa para importância da brincadeira na infância

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O investigador internacional e professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/UL), Carlos Neto, reuniu mais de 400 pessoas para ouvir falar sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil.

A palestra intitulada “Brincar: Importância no Desenvolvimento da Criança” foi aberta a toda a comunidade educativa da cidade e ao público em geral e decorreu no passado sábado, no Auditório do Conservatório de Música do Porto, constituindo uma das iniciativas da Câmara do Porto para assinalar o início do novo ano escolar. Na sessão participaram também o vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, assim como a diretora municipal da Educação, Otília Oliveira.

Temas como o comportamento motor, lúdico e social das crianças em espaços escolares e urbanos, assim como o sedentarismo e o analfabetismo motor e o impacto que podem ter no desenvolvimento dos mais novos foram abordados.

O professor realçou de forma proeminente a capacidade adaptativa e criativa dos mais novos, enquanto competências essenciais para o futuro, assim como a importância do movimento, até como forma de trabalhar a prevenção da doença e não na cura. O professor referiu que no seu trabalho acompanha casos de crianças que não sabem correr, atar os sapatos ou até têm nojo do suor, em parte fruto do resultado do que apelida como “super proteção parental”.

“A brincadeira não deve ser secundarizada”, ressalvou, acrescentando que “não existe educação sem educação física, assim como desporto sem uma educação lúdica e motora fundamental”, afirmou o especialista.

Carlos Neto é considerado um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças, desenvolvendo investigação académica há quase cinco décadas nesta área. É um assíduo participante em seminários, congressos e ações de formação sobre educação física e desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade. O professor universitário orienta, ainda, diversos projetos de investigação e intervenção comunitária e colabora com um leque alargado de entidades e autarquias. É autor de quatro livros, o mais recente, publicado em 2020, “LIBERTEM as crianças: a urgência de brincar e ser ativo”, conta já com 11 edições.