Proteção Civil

Espanhóis vencem Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A equipa espanhola Espelesocorro Andaluz foi a grande vencedora da quinta edição do Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano (MESMU), prova organizada pelo Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, que decorreu, durante três dias, um pouco por toda a cidade.

Pela segunda vez (única equipa a consegui-lo), a equipa espanhola venceu este importante campeonato em que participaram 18 equipas de proteção e socorro portugueses e estrangeiros. Em segundo lugar ficou a equipa da Academia Internacional de Canyoning dos Açores, seguida da "Rescue Unidos". Para lá da competição, o objetivo passou pela troca de experiências e boas práticas.

O MESMU é um encontro de equipas de salvamento em grande ângulo que promove a saudável competição e troca de conhecimentos entre elementos de diferentes equipa sobre a vertente urbana da sua operacionalidade.

Na sessão de abertura, a vereadora da Proteção Civil, Catarina Araújo, já tinha garantido que "o Município do Porto apoia inequivocamente a realização deste evento, pois reconhece a importância da partilha de conhecimentos na área do resgate em altura, que já por várias vezes permitiu salvar vidas em situações de socorro".

A vertente competitiva do MESMU integrou a simulação de técnicas de resgate em diversos locais da cidade, como a Igreja do Marquês, o Parque do Covelo, a Estação de Metro da Trindade, a Ponte Luís I, a Avenida dos Aliados, o viaduto da Alameda do Dragão, a escarpa do Dragão e o Terminal do Bom Sucesso.

Na cidade do Porto, a resposta de salvamento/resgate em grande ângulo é da responsabilidade do agora Regimento de Sapadores Bombeiros e das suas equipas destinadas a intervir em edifícios de grande altura, escarpas e falésias da zona costeira, poços e outros locais em que a altura e difícil acesso não são permitidos às equipas de socorro de primeira intervenção.