Economia

Espaço ibero-americano de comércio e investimento vai estar em debate

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_renaissance_porto_lapa_hotel_11.jpg

Miguel Nogueira

Esta sexta-feira vai decorrer, no Porto, o Encontro Ibero-Americano Empresarial. Organizado pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), a iniciativa, que conta com o apoio da Câmara do Porto, vai reunir embaixadores latino-americanos com algumas das mais importantes empresas portuguesas e espanholas. Em debate o comércio e investimento no espaço ibero-americano.

Os encontros ibero-americanos empresariais do IPDAL juntam empresários e decisores políticos latino-americanos, portugueses e espanhóis para definir uma agenda comum de interesses económicos e diplomáticos. Os trabalhos decorrem à porta fechada, a partir das 15h30, no Renaissance Porto Lapa Hotel. Antes, cerca das 12h00, a comitiva será recebida, nos Paços do Concelho, pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

A sessão de abertura do encontro, subordinada ao tema "Panorama Económico: Portugal e a América Latina", contará com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, do presidente do IPDAL, Paulo Neves, da vice-presidente da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, Christian Asinelli, e do secretário de Estado do Tesouro, Pedro Sousa Rodrigues.

Seguem-se mesas redondas, de discussão de temas do interesse de embaixadores e empresários. Na primeira, subordinada ao tema "Comércio e Investimento", estará presente o vereador da Economia e Finanças, Ricardo Valente.

A conclusão dos trabalhos, prevista para as 18h00, contará com a presença da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha.

O Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas é uma organização sem fins lucrativos, que se dedica, maioritariamente, a promover relações intercontinentais entre América Latina, Europa e África, nomeadamente através de iniciativas de diplomacia pública. Criado em 2006, divide a sua intervenção em atividades de natureza institucional, económica, académica e cultural.