Sociedade

Espaço de partilha no Gabinete do Munícipe espalha o amor pelos livros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Dizem que as coisas boas são melhores quando partilhadas, sabedoria que valerá para os livros. “Ame um livro e deixe-o” é a mensagem da mais recente iniciativa da Câmara do Porto, que, através da troca de livros, procura fomentar o gosto pela leitura e, com ela, o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores.

Isabel Allende, Mario Puzo, Fiodor Dostoiévski ou Charles Dickens, mas também aventuras e biografias são algumas das propostas de leitura que os trabalhadores municipais podem levar consigo para fazer companhia.

Em troca, sem obrigação ou compromisso, espera-se que tragam um outro romance, uma outra história, um outro livro que alimente a mini-biblioteca criada à entrada do Gabinete do Munícipe. Uma ideia simples, trazida por uma trabalhadora da Direção Municipal de Serviços ao Munícipe, e que se pretende que se possa espalhar por todo o universo municipal, com a criação de mais pontos de partilha.

As portas do armário - recuperado de um armazém onde estaria destinado ao abate - abriram-se na tarde desta terça-feira e também já lá estão os livros partilhados pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, e pela vereadora com as áreas da Saúde, da Qualidade de Vida e também dos Recursos Humanos, Catarina Araújo.

Cada um dos livros chegou às prateleiras depois de ter sido tratado pelo Serviço Municipal de Apoio à Reutilização de Livros Escolares (com espaço dedicado também no Gabinete do Munícipe), onde são, muitas vezes, entregues livros não escolares.