Ambiente

Escuteiros ajudam a plantar árvores por uma cidade mais verde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma dúzia de árvores são as novas “inquilinas” do espaço municipal junto à Avenida Cidade de Xangai, em Ramalde. A plantação decorreu no sábado, no âmbito do projeto internacional “Trees for the World”, pelos Escuteiros do Agrupamento 1105 Ramalde, com a colaboração da Câmara do Porto.

A Câmara do Porto tem feito uma aposta crescente no aumento do número de espaços verdes na cidade, através da arborização de novos arruamentos, bairros e/ou peças ajardinadas. Este projeto incrementa o número de árvores para plantação nesta época do ano, que tem o término no final de março/início de abril, e em que no final serão plantadas cerca de 400 novas árvores espalhadas pela cidade.

No caso concreto da Avenida Cidade de Xangai, a ação teve um carácter simbólico, com o objetivo de evidenciar o compromisso das novas gerações com a preservação do ambiente. Insere-se num conjunto de múltiplas iniciativas que o Município tem vindo a acompanhar e a dinamizar na cidade, juntamente com os mais jovens, numa perspetiva de mobilização da sociedade civil para a participação ativa na gestão e defesa do território, bem como na promoção da biodiversidade e adaptação às alterações climáticas.

Recorde-se, que abrem já nesta terça-feira, 15 de março, as inscrições para a 5.ª edição de “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”, um programa integrado no projeto FUN Porto – Florestas Urbanas Nativas no Porto, que já distribuiu perto de 9000 espécies autóctones na cidade do Porto.