Cultura

Escuta Ativa na Fonoteca Municipal do Porto arrancou este sábado com escolhas musicais de Rui Moreira

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A Fonoteca Municipal do Porto deu hoje início à Escuta Ativa, programa de partilha de memórias musicais, inspiradas na coleção de mais de 35 mil discos de vinil ali existente. O primeiro convidado desta iniciativa foi o presidente da Câmara do Porto, com uma escolha musical, assumida pelo próprio, como “um pouco improvável”.

A seleção musical de Rui Moreira foi um diálogo entre duas versões da suite “Pictures at an Exhibition”, do compositor Modest Mussorgsky – a orquestração de Maurice Ravel, interpretada pela Filarmónica de Berlim e dirigida pela Herbert von Karajan, e a interpretação homónima, de 1971, do grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer. “A música é sempre recordação e descoberta”, confessou o autarca.

Com a Escuta Ativa, a Fonoteca Municipal proporciona uma experiência coletiva de partilha e descoberta musical, através do gosto e dos interesses de figuras importantes da nossa sociedade, dando também a conhecer o seu vasto acervo de discos. Entre as presenças já confirmadas para as próximas sessões, que serão mensais e gratuitas, contam-se a realizadora Cláudia Varejão e a jornalista Anabela Mota Ribeiro.

“É o início de um processo em que queremos dar a conhecer o espólio, o espaço e as possibilidades da Fonoteca Municipal, tanto no seu conteúdo de som, como de possibilidade de pesquisa, descoberta e encontro com os músicos, álbuns e artistas”, sublinhou a diretora do Departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora, Filipa Ramos.

Aberta desde 2020, a Fonoteca Municipal do Porto, situada em Campanhã, é o espaço que reúne a coleção de discos de vinil da cidade, disponível para escuta livre e gratuita. No total são cerca de 35 mil discos prontos para serem ouvidos num local expressamente criado para a apreciação musical, com vários pontos de escuta.

Compostas por uma enorme mostra de grande parte da produção discográfica em Portugal, as estantes reúnem música nacional e internacional, poesia e até discursos políticos, de 1950 à atualidade, na sua grande maioria provenientes de coleções doadas à Câmara do Porto pela Rádio Difusão Portuguesa e pela Rádio Renascença.

Para além do acesso livre e destas novas sessões de Escuta Ativa, a Fonoteca Municipal promove todas as quartas-feiras uma Hora de Ponta, das 18 às 19 horas, em que propõe, num ambiente informal, uma seleção de discos à volta de um tema ou estilo musical. Mensalmente, disponibiliza ainda no seu website, podcasts com entrevistas a convidados relacionados com o formato vinil ou propostas temáticas, dando a conhecer a música que compõe as estantes da sua coleção, assim como uma série de artigos, em muitos casos escritos por especialistas, com o objetivo de divulgar os discos mais icónicos ali existentes.