Escultora Isabel Dores faz desfile de umbigos nus
Notícia
"Nu Umbigo" é o nome da exposição que a escultora portuense Isabel Dores inaugura no próximo sábado, às 15 horas, na Sala Aberta do Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto).
Passando pela instalação de cerca de 100 umbigos nas paredes do espaço, "Nu Umbigo" procura catalogar o vazio de umbigos de diferentes pessoas e idades, sendo que a sua disposição linear faz com que mantenham a individualidade e altivez.
"A descoberta destas formas, outrora escondidas nos corpos e agora
cativas pela fundição do metal, acaba por revelar fortes presenças incisivas", aponta Isabel Dores, para quem "o ato de execução, sempre solidário, funciona numa simbiose com o material". A escultora considera que a sua relação com estas formas torna-se assim "mais íntima", tendo também em conta que "este 'fazer' requer um tempo e uma metodologia contínua, que é, para mim, indissociável do resultado final".
A representação daqueles pedaços de corpos é imposta e assume uma outra
relação com o espaço. Existe, no entanto, uma dualidade entre a protuberância joviana da materialização do negativo e a fragilidade da nudez exibida.
A exposição "Nu Umbigo" ficará patente no Palacete dos Viscondes de Balsemão até 10 de março. A entrada é livre e funciona entre as 10 e as 17,30 horas, de segunda a sexta-feira. Ao sábados, está aberta das 10 às 13 e das 13,30 às 17, 30 horas.