Cultura

Rui Chafes venceu Prémio Pessoa

  • Notícia

    Notícia

O escultor Rui Chafes venceu o Prémio Pessoa 2015, foi hoje anunciado pelo júri no Palácio de Seteais, em Sintra. Com um valor monetário de 60 mil euros, o prémio reconhece a intervenção de uma personalidade portuguesa na vida cultural e científica do país.

O artista tem colaborado com a Câmara do Porto em diversos projetos culturais, como o Programade Arte Pública, que está a dotar a cidade de um museu contemporâneo ao ar livre. Rui Chafes é o autor de uma escultura que está patente na fachada do edifício do Museu da Misericórdia, na Rua das Flores, designada "O Meu Sangue é o Vosso Sangue", inaugurada em julho passado no âmbito desse programa.

Foi também o co-autor de uma mostra intitulada P'OVO, juntamente com o arquiteto Camilo Rebelo, que esteve em exposição nos Paços do Concelho, em outubro de 2014, onde desenvolveu trinta e três pequenas esculturas (ovos de mármore com aplicações de ferro), realizada no âmbito do Dia Mundial da Arquitetura.

Rui Chafes nasceu em Lisboa em 1966 e é formado em escultura. Atualmente, tem uma exposição patente no Atelier Museu Júlio Pomar, em Lisboa. É a primeira vez que um escultor é premiado com o Prémio Pessoa, uma iniciativa do semanário Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.